ESQUECEMOS…?
O mundo atual anda tão online que muitas vezes nos esquecemos daqueles seres, de carne e osso, que tanto nos ajudam a encontrar o livro, os quadrinhos ou a revista não virtual que mais desejamos num determinado momento. Isso mesmo, estamos falando dos bibliotecários!
Até mesmo eu que já fui “rato de biblioteca” e foi onde formei o pouco da minha cultura não lembrei. Por acaso precisei de um livro sobre Didática e fui até a biblioteca municipal de Paraibano para uma pesquisa.
Fui muito bem recebido pela bibliotecária Ducarmo Coelho Brito e sua auxiliar Sara Corrêia Carvalho, entre buscas nas estantes e saboreando os títulos dos mestres e conversa vem e vai e Sara fala humildemente: “Léo você sabe que dia foi ontem?”… Respondí que não sabia e ela completou: “Foi dia 12 de março… Dia do bibliotecário!”, não precisa dizer que o meu sorriso foi da cor das folhas dos mais antigos livros das estantes da Biblioteca Municipal Benta Coelho Brito Lira, a nossa biblioteca que fica ali na Rua 7 de setembro em um dos locais em que mais transitam pessoas cultas ou endinheiradas, afinal na rua passa a maioria delas para ir aos bancos, prefeitura, cartórios, lojas e correios… Pelas visitas à biblioteca naqueles dias, parece que somente eu por obra do destino fui lá e ainda assim nem me lembrava dessas ilustres pessoas que cuidam dos livros que nos dão cultura e nos orientam para um mundo melhor.
O que poderia eu fazer para redimir a minha culpa? Uma entrevista é claro! A princípio a timidez de Ducarmo foi resistente, mas convenci-a da importância do trabalho do bibliotecário principalmente nos dias atuais em que as pessoas querem a comodidade da internet. Um exemplo disso é que quando falta sinal de internet em Paraibano as pessoas criticam muito os provedores, o que significa que ninguém lembra da biblioteca já que querem um pouco de conhecimento… Desconfio que o motivo é por que na biblioteca só tem cultura, já na internet mesmo tendo cultura a maioria busca fofoca, o que na biblioteca evidentemente não tem… Será isso, ou tenho que virar a página?
Justificativa Esfarrapada… Como o meu tempo está voltado para um projeto de filosofia, divido a minha vergonha do esquecimento do Dia do Bibliotecário com vocês que também não lembraram e na próxima semana publico a entrevista para que dê tempo para todos nós refletirmos sobre as nossas bibliotecas e a importância das mesmas e que possamos dar parabéns às pessoas que antes da internet já nos incentivavam a estudar e viajar através dos livros.
A propósito já ia esquecendo de novo: PARABÉNS BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECÁRIAS PELO SEU DIA E OBRIGADO POR TUDO.
Até a próxima semana.