EXPLOSÃO DE TRANSFORMADOR DA CEMAR CAUSA PÂNICO EM BAIRRO DE PARAIBANO.
Nesta quarta-feira (23), moradores do Residencial João Furtado Brito em Paraibano registraram boletim de ocorrência contra a CEMAR na Delegacia de Polícia Civil em Paraibano. Os moradores denunciam que na noite do último sábado(19), um transformador colocado em um poste em frente à Unidade Básica de Saúde daquele bairro, explodiu e provocou incêndio na rede elétrica o que ocasionou a queima de vários aparelhos eletrodomésticos. A explosão assustou principalmente fiéis que estavam na igreja comemorando a última noite do festejo de Santo Expedito, padroeiro do local. Durante o acidente iniciado por volta das 19:30 horas, houve correria e pânico, moradores se assustaram com fogo na fiação elétrica, pipocos de lâmpadas explodindo e em seguida um apagão. Às escuras moradores saiam para as ruas e houve muitas reclamações. O leilão do Festejo foi feito sob a luz de farol de carros. Conforme informações, a causa do acidente pode ter sido provocada pelo aumento de consumo no Bairro Residencial. “Quando o transformador foi instalado havia uma média de 150 casas, atualmente o bairro tem mais de 800 casas” disse R.A.S (41). Um morador do bairro H. F. T. mediu a energia em sua casa na ocasião do acidente e no aparelho medidor marcava mais de 400 KWts, quando a energia no local é de 220 Kwts. Outra moradora que não quis se identificar disse que a CEMAR trocou o transformador por outro de tamanho menor. A morador não disse o ano em que essa troca foi feita.
Francisca Meires, considerada uma líder comunitária do bairro, disse a este site que pediu à Presidente da Câmara, vereadora Ana Célia, que ajudasse os moradores que estavam aflitos com o acontecido. Em entrevista a este jornalista, a vereadora informou que estava nas próximidades no momento do acidente e que imediatamente se dirigiu ao local e ouviu os moradores, sobre os prejuízos causados pelo acidente. A parlamentar afirmou no dia seguinte procurou o advogado Dr. Daniel Veloso que a orientou a procurar o posto de atendimento da Companhia Energética do Maranhão-CEMAR- em Paraibano para registrar a reclamação e pedir providências. Ana Célia frisou que procurou o Posto da CEMAR às 10 horas, mas o mesmo estava fechado, diante disso viajou para a cidade de São João dos Patos, onde fica a regional da empresa para fazer a reclamação. A vereadora informou que a empresa em São João dos Patos não tinha tomado conhecimento do acontecido. A atendente da CEMAR em São João dos Patos orientou que os moradores fizessem um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia e depois levassem esses “BOs” até São João dos Patos. A vereadora argumentou que nem todos os moradores tinham condições de ir a São João dos Patos, a atendente da CEMAR propôs que a vereadora como representante do povo, fosse até a central da CEMAR em São Luis para registrar as reclamações. Na mesma noite a energia voltou em algumas ruas que ainda restavam lâmpadas. A reportagem esteve na tarde desta quarta-feira (23) na Delegacia da Polícia Civil de Paraibano, e perguntou ao escrivão Marcos Aurélio de Araújo Barros sobre o número de reclamações que já haviam sido registradas. Marcos Arurélio disse que são muitos, mas que só no final da tarde desta quinta-feira (24) poderá informar um número exato, pois até amanhã, acredita que moradores ainda estarão fazendo reclamações.
Na delegacia a reportagem entrevistou algumas moradoras que estão passando por dificuldades dentro de casa, devido à falta dos aparelhos. “Tenho meninos e eles ficam inquietos, choram e pedem para ver televisão, mas como se ela foi queimada?” disse Dona Maria Francisca. Além de aparelhos de televisores, receptores de antenas parabólicas, DVDs, ventiladores, micro-ondas, geladeiras e outros eletrodomésticos foram queimados com a explosão do transformador. Dona Josefa Fernandes de Sousa, moradora da Rua Moacir Furtado, informou que foram queimados uma tv e um dvd. O mesmo aconteceu com Nelcina Passos Evangelista moradora da Rua Socorro Silva, que teve o receptor da antena parabólica e a geladeira queimadas. Maria Ducarmo Alves de Oliveira da Rua Carlos César teve duas televisões queimadas, e Maria Domingas Fernandes de Sousa da Rua Moacir Furtado, nº 33, teve o prejuízo de tv, receptor da antena e dvd, assim como aconteceu com a Maria Das Graças D. Ferreira da Rua Moacir Furtado. A vereadora Ana Célia, estará fazendo reunião nesta quarta-feira com moradores do Residencial, para recebimento da documentação em seguida viaja para São Luis, onde a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado (PV) a espera para irem à CEMAR e avaliar a possibilidade de indenização desses moradores prejudicados.