Colinas:Em reunião com prefeitos da região, Antonio Carlos propõe criação de Consócio Intermunicipal de Desenvolvimento
O Prefeito colinense Antônio Carlos sugeriu aos demais prefeitos da região a criação de um Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento. O primeiro contato entre esses gestores aconteceu no dia 12 de abril, quando se reuniu com cinco deles em Colinas. Presentes os prefeitos Gordinho (Passagem Franca), Dr. Waldênio (São João dos Patos) Marcony (Sucupira do Norte), Gilza Rezende (Sucupira do Riachão), e representantes dos prefeitos de Paraibano (Dr. Daniel Veloso-advogado representando a prefeita Aparecida Furtado) e Fortuna. No evento, Ronald Damasceno, consultor vinculado ao Ministério das Cidades, fez uma explanação sobre a finalidade do consórcio público. Segundo ele, o consórcio é uma instituição jurídica de direito público que firma parcerias entre dois ou mais entes da federação para o alcançarem objetivos de interesse comum em qualquer área.
Ainda de acordo com o consultor, o consócio pode discutir formas de promover o desenvolvimento regional, gerir o tratamento de lixo, saneamento básico da região, saúde, abastecimento e alimentação ou ainda execução de projetos urbanos.
O consórcio sugerido pelo prefeito Antonio Carlos deve ser formado na associação dos municípios da região do médio sertão, composta por 17 municípios, com a inclusão agora do município de Fortuna. A expectativa, segundo o gestor colinense, é que haja adesão de todos os prefeitos da região.
O Prefeito colinense explicou ainda aos colegas gestores que há grandes possibilidades de atuação conjunta de municípios através de consórcios. Segundo o prefeito, desde pequenas ações pontuais a programas de longo prazo e intensa influência sobre o destino dos municípios, os consórcios podem se constituir com menor ou maior pretensão de durabilidade e impacto, podendo assumir os mais variados objetos de trabalho.
Os Prefeitos presentes assinaram o protocolo de intenção e por unanimidade aprovaram a ata da reunião. O próximo passo é enviar as câmaras municipais o projeto de lei autorizando o município a aderir ao consórcio.
Ficou acertado também que na próxima reunião, agendada para o dia 10 de maio em Passagem Franca, os gestores já vão apresentar autorização previamente aprovada pelas Câmaras e recepcionar outros municípios que tenham interesses em aderir ao projeto.