Confirmado: Arnaldo Melo é vice de Lobão Filho e Carlos Brandão de Flávio Dino. A nossa região terá um vice-governador.
As indefinições seguiam até esta segunda(30), quando o grupo não sinalizava qualquer acerto quanto à questão. Parlamentar foi confirmado à noite, após conversas durante todo o final de semana.
O senador Lobão Filho (PMDB) já definiu o nome que irá compor a sua chapa que concorre ao governo do estado. Na noite desta segunda-feira, segundo informou o próprio candidato, o seu companheiro de chapa será o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB).
As indefinições seguiam até esta segunda, quando o grupo não sinalizava qualquer acerto quanto à questão. O registro no Tribunal Regional Eleitoral deverá ser feito até sábado, dia 5, segundo determina legislação eleitoral.
“Os partidos políticos e as coligações solicitarão aos Tribunais Eleitorais o registro de seus candidatos até às 19 horas do dia 5 de julho de 2014”, conforme Lei nº 9.504/97, art. 11, caput, explicitado em resolução do TSE.
Potencial
Por ser considerado um presidente que possui amplo diálogo com todos os deputados estaduais, Melo é um pré-candidato que se encaixa no perfil já pré-determinado pelo PMDB.
Segundo membros da cúpula do PMDB, o candidato deveria agregar lideranças junto a Lobão Filho. Nesse sentido, Arnaldo Melo possui, além das próprias lideranças, esforços garantidos de pelo menos toda a base governista da Assembleia Legislativa, o que representa penetração em praticamente todos os 217 municípios maranhenses.
Paraibano: Ainda no domingo (29) Arnaldo Melo esteve em Paraibano com sua esposa Valderez, onde vieram para a celebração da missa de um ano de falecimento do ex-vereador Jardem Sousa. Aquí o parlamentar encontrou com o pai de Jardem, sr. José do Geraldo e também esteve com a prefeita Aparecida Furtado onde ficaram por longos minutos em conversando acompanhados de Arí Furtado. Depois da missa, da visita ao cemitério, o parlamentar e convidados foram para a casa de Zé do Geraldo onde continuaram o diálogo. Em seguida o parlamentar viajou.
Passagem Franca: Na terra que Arnaldo fixou residência a indicação do parlamentar para ser vice de Lobinho vai provocar uma situação daquelas chamadas “saia-justa”. A briga entre o atual prefeito Gordinho e o ex-prefeito Reinaldo Sousa deve provocar um pacto de paz pelo menos nessa eleição estadual. Provavelmente,Gordinho e Reinaldo Sousa pedirão votos para Arnaldo Melo, pondo um fim, ainda que temporariamente, nas desavenças entre “ratos” e “labigós” (como são apelidados os dois partidos naquele município). O próprio Gordinho em 2010 promoveu um racha na visita da candidata Roseana Sarney em virtude do seu comício naquela cidade. Na época Gordinho desafeto político de Arnaldo Melo fez um comício com Roseana na frente da sua casa e minutos depois Roseana fez outro comício em frente a casa de Arnaldo Melo. São os ventos da política. Hoje com certeza o palco será apenas um, mesmo que os políticos estejam cada um de um lado, separados pelo candidatos e querendo unir o povo. Afinal o povo não tem lado, quem tem lado é político.
Trajetória: O deputado Arnaldo Melo é médico, natural do município de Codó (MA) e tem 60 anos. Atualmente exerce o sexto mandato de deputado estadual. Em sua trajetória política constam os cargos de Secretário de Estado de Desenvolvimento das Cidades (Secid) e, em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2013 e reeleito para o biênio 2013-2015. Como parlamentar, Arnaldo Melo integrou as comissões permanentes de Saúde; de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle; e de Constituição, Justiça e Cidadania, entre outras.
Previsão: Quem é amigo mais próximo deste editor, sabe que há muito tempo venho afirmando que Arnaldo Melo seria o candidato ao governo do Maranhão nestas eleições de 2014. Errei por pouco nas previsões políticas. Na minha avaliação Edinho Lobão não se sustentaria e seria mais um fantoche nas mãos dos $arney$. Errei o alvo mas acertei a mira, porém ainda existe munição nesse emaranhado político, como esse mundo é como nuvem e muda toda hora(como diria o mineiro Ulisses Guimarães) até sábado pode acontecer de tudo, vai que dar uma “surto” nesse grupo e Arnaldo Melo é indicado para a vaga de candidato a Governo (lembra disso Tancredo Neves quando Sarney ficou?)… Se Arnaldo fosse candidato a governador uma coisa o povo maranhense reconheceria, Arnaldo tem mais credibilidade e traquejo político do que o “minino” Lobinho. Arnaldo talvez não tenha contado que na companhia desse “minino’ pode estar queimando toda a sua trajetória política. Eu já disse centenas de vezes que os $arney$ são experts em ter dois na mãos do que um voando e quando a batata esquenta as mãos são escorregadias e limpa$.
COINCIDÊNCIA: De uma coisa esse povo sofrido do leste e oeste maranhense pode (digamos assim) se “orgulhar”… independente do lado que vencer, o vice-governador é oriundo da região: Ou Arnaldo Melo (Passagem Franca) ou Carlos Brandão (Colinas) são de cidades vizinhas. Com um vice-governador sertanejo (alô Zé Mário permita usar a palavra sertanejo) a região terá a quem reivindicar maior atenção, pelo menos é o que se imagina. O pai de Edinho, o ministro Edson Lobão é do município do Mirador também daqui, se por acaso a dupla Lobinho e Melo ganhar as eleições no estado, o próximo governo do Maranhão pode pela primeira vez, ter raízes no médio sertão maranhense.
A região do Maranhão esquecida pela governadora Roseana, poderá ter também um Deputado Federal nascido nos torrões, o ex-prefeito de São João dos Patos Zé Mário está disputando uma vaga para a Câmara e o seu slogan destaca que dessa vez o Sertão será representado por um sertanejo nato. Fica a pergunta: Será que o Sertão virou Mar, como canta a música? Agora meu caro leitor se tudo isso aí der errado o Mar vai engoli o Sertão, como sempre fez e aí vamos continuar na seca. Como o nordestino é religioso, comece a rezar muito para tudo dar certo.
Comparação: Se for pesar na balança os candidatos a vice-governador, Arnaldo Melo tem mais peso devido ao apoio dos prefeitos dessa região, mais que do que Carlos Brandão. Mas o poder dos Brandão$ é forte e Colinas tem o maior colégio eleitoral do sertão. Fica apenas a pergunta? O sertão vai ver o dinheirão das eleições? Sorria plebe! Mostre as cáries! Dessa vez o Brasil pode até perder a copa mas o vice é nosso, quer dizer o vice-governador do Maranhão. Texto de Léo Lasan com edições da internet.