COMÍCIO DE ZÉ MÁRIO EM PARAIBANO
O candidato a deputado federal Zé Mário (PSDC) passou o dia de sábado (19) em Paraibano. Zé Mário chegou por volta das 10 horas da manhã para fazer uma visita à feira e conversar com as pessoas. Na agenda política do candidato estava prevista um comício para as 18 horas em Paraibano e às 20 horas em Pastos Bons. A justiça em Pastos Bons não permite comícios naquela cidade no final de semana e Zé Mário resolveu estender o horário do comício em Paraibano para as 20 horas.
Durante o período da tarde o candidato visitou militantes e simpatizantes e foi convidado por um grupo de jovens que ofereceu um almoço no Restaurante e Pousada Ipê. No início da noite Zé Mário subiu a Av. 1º de Maio a pé fazendo o famoso corpo a corpo conversando com todos e recebendo demonstrações de apoio à sua candidatura. Com apenas duas horas de divulgação apenas no centro da cidade, o comício de Zé Mário realizado na Rua 7 de Setembro atraiu mais de 400 pessoas.
Em um trio elétrico, Zé Mário foi ladeado pelo vereador Dedé Paulista de São João dos Patos e os jovens Paulim do Bar, Roosivelton “Lolinha” e outros paraibanenses. Dedé Paulista abriu os discursos falando do projeto de Zé Mário como candidato a deputado federal e pediu votos. Lolynha completou a palestra dizendo que com Zé Mário visitou várias famílias e amigos e pediu desculpas por não ter tido tempo de visitar a todos que queriam conversar com o candidato: “Desculpem à todos aqueles que me pediram pela visita de Zé Mário em suas casas, mas o tempo foi curto e as visitas foram muitas, mas fiquem certos que Zé Mário sabe o quanto ele é bem aceito como candidato em nossa cidade e ficou muito feliz e retribui todas as demonstrações de carinhos dos paraibanenses” afirmou Lolinha.
Zé Mário iniciou a sua palestra agradecendo os vários amigos que tem em Paraibano e lembrando de dois que segundo ele foram grandes parceiros em brincadeiras de rallys de motos, os saudosos João Neto Furtado e Jardem Sousa: “Sempre lembro de momentos de pessoas que marcam a gente” relembrou para em seguida ainda em tom saudosista despertar o público para a situação política em nível federal de há mais de 30 anos a região não ter um representante na Câmara de Deputados: “Eu vim aqui dizer também, que há mais de 35 anos, nós que somos do sertão maranhense tínhamos aqui um deputado federal chamado Temístocles Teixeira, quem tem mais de cinquenta anos. Assim como eu, lembra muito bem disso… Há mais de 35 anos tínhamos aqui um representante do sertão, um deputado federal e 35 anos depois não tivemos mais… Tem alguma coisa errada nisso! Por que a gente não tem? Por que faltou que alguma pessoa se determinasse como eu estou determinado a se candidatar e que a gente precisa de um deputado federal, nascido e criado no sertão e que tem história e projeto para o Maranhão” explanou Zé Mário.
O candidato patoense do PSDC fez um relato sobre a sua vida para esclarecer que entrou na política para fazer o bem às pessoas: “ A minha missão é fazer o bem, eu quero fazer o bem” disse Zé Mário “ Quero contribuir para o desenvolvimento e a grandeza da cidade de Paraibano, sei que a cidade tem problemas, mas que também existem soluções… e eu com a vontade de vocês em me eleger como deputado federal me darão a oportunidade de buscar essas soluções em conjunto com as autoridades aqui constituídas” destacou o candidato.
Durante o discurso Zé Mário falou sobre as adversidades enfrentadas na região, brincou com o público e recitou letra de música para convencer as pessoas da importância de escolher bem o candidato: “ Nossa região tem muitos problemas, mas cabe a cada um de nós como pessoa do sertão enfrentar as adversidades e buscar as soluções, que tenhamos vontade lutar por nosso povo principalmente os deputados que foram eleitos nas últimas eleições e os que serão eleitos agora em 2014… Por isso estou aqui pedindo o seu voto e saiba que quem votar em mim terá um grande representante na Câmara de Deputado Federal” pontuou Zé Mário.
“Eu entendo que esses homens e mulheres que são obstinados para fazer o bem merece uma chance e para exemplificar essa confiança no seu voto, lembro de uma música do cantor Zé Ribeiro que diz assim: Não venda seus beijos, nem troque-os também! O beijo se dá a quem se quer bem!”- e eu fiz a versão: “Não venda seu voto, nem troque-os também! O voto se dá para quem faz o bem”! (foi aplaudidíssimo entre risos e gritos). E novamente Zé Mário discorreu sobre sua vida política destacando suas conquistas e administrações conforme o mesmo sempre bem avaliada pelas pessoas. O candidato revelou como foi a sua decisão por optar por uma coligação com apenas quatro partidos que poderá lhe eleger com pouco mais de 35 mil votos. Falou também sobre outros candidatos e pediu votos para os candidatos a deputados estadual como o paraibanense Júnior Campos, o pastobonense Enoque Mota e Nina Melo e claro para ele próprio: “Não vim aqui para destratar ninguém… não quero que vocês condenem o deputado Pedro Fernandes que concorre novamente a deputado federal, mas peço que você abra um espaço no seu coração e também me faça deputado federal e depois me diga se correspondi ao seu voto” frisou Zé Mário. Fazendo alusão à propaganda do Tribunal Superior Eleitoral-TSE- onde uma imagem de várias mãos sobrepostas vão se retirando até ficar apenas uma mão que decidirá o voto consciente, Zé Mário pediu: “Escolha o seu candidato com convicção, com consciência, pela sua vontade, pelo seu desejo, não deixe que nenhuma outra mão interfira na sua decisão, sua mão só age se sua mente e coração agir e você é suficiente para ter absoluta liberdade assim como você escolhe o homem ou a mulher com quem vai se casar, do mesmo modo você pode escolher o seu candidato em quem vai votar” filosofou Zé Mário para em seguida dizer: “ Às vezes as pessoas dizem assim, aquele cara é tão feio e está com uma mulher tão bonita…Mas aí não lembram que a decisão foram deles e não cabe a ninguém interferir naquele sentimento do casal que quiseram se unir… E na hora do voto é assim, é o seu sentimento, a sua vontade a sua decisão, não cabe a ninguém interferir, é só você e o voto naquele candidato que tem o seu sentimento”…
Zé Mário aconselhou que as pessoas a não anular ou votar em branco, por que de qualquer forma haverá o mesmo número de deputados, senadores, governo e presidente: “Aqui no sertão temos candidatos merecedores do seu voto, por que eu entendo que o olho do sertão na Assembleia Legislativa do Maranhão e na Câmara dos Deputados é muito importante para todos nós sertanejos”.
O candidato do PSDC teceu apenas uma crítica nas duas horas de palestra. Provocado por uma pessoa no meio do público que gritou o nome do candidato a deputado federal André Fufuca: “Existe candidatos que andam buscando voto, por que algum líder político resolveu apoiar… Rapaz eu não acredito que você vá sair da sua casa para votar em um candidato que se chama André Fufuca… Olha o nome André Fufuca… Se eleito esse rapaz não vai vir nenhuma vez aqui em nossa região… Ele outro dia passou por aqui e foi me visitar em minha casa, sabe o que ele disse? Eiitaaa Zé Mário, mas como o sertão é longe… E eu respondi, assim com tu mora na baixada maranhense o sertanejo que mora aqui no sertão gosta daqui, mesmo sabendo que fica longe da capital do Estado… A política não tem distância”.
Zé Mário fez uma espécie de convocação e perguntou: “Quem aqui gosta de Paraibano, levanta os braços” no que automaticamente a maioria das pessoas presentes ergueram os braços para em seguida ouvirem do candidato: “Pronto. Mandei tirar a foto para mostrar no meu site, que todos vocês votam em mim”.
Zé Mário encerrou seu comício, aceitando o pedido das pessoas que queriam tirar foto com ele: “Pois esperem aí que estou descendo para mostrar que não sou igual a outros candidatos que quando acaba os comícios os líderes políticos levam eles para longe do povo” e o Zé Mário foi abraçado por muitas pessoas, que demonstravam alegria ao posar com o candidato. Em seguida o candidato viajou com a comitiva para sua cidade São João dos Patos.