VAI COMEÇAR A FOLIA.
As prefeituras da região do médio sertão maranhense (menos a de Passagem Franca que faz a festa fora de época, em maio) estão divulgando a programação do carnaval. Um detalhe em comum é a economia que essas prefeituras estão fazendo. Em tempo de crise e como a maioria delas apoiaram a ex-governador Roseana Sarney e seu candidato nas últimas eleições, os prefeitos estão cautelosas quanto a nova administração estadual de Flávio Dino e não estão arriscando gastar. Com as previsões dos economistas que este ano o Brasil passará por crise econômica, as administrações públicas municipais não vão avançar a carroça na frente dos bois, como diz o provérbio, até porque no próximo ano será de campanhas eleitorais e é preciso ter dinheiro em caixa. Os gastos com eventos neste ano vão ser reduzidos e isso já começou no final do ano passado. O Carnaval de 2015 promete ser o mais fraco em termos de atrações, decorações, contratação de trios elétricos e grandes bandas musicais. Para animar a maioria das festas na região do médio sertão maranhense, as prefeituras estão usando da criatividade e driblando a situação. Parafraseando o ditado popular “Quem não tem cão, caça com gato” e aí em vez de trio elétrico contratam os paredões e no lugar das bandas de fora, serve as de casa mesmo. A desculpa de apoiar a cultura local, nunca esteve tão em moda como agora. As bandas locais tem a chance de mostrar seus talentos. A única prefeitura que investiu pesado no carnaval foi a de São joão dos Patos, trouxe bandas da Bahia, apoiou os blocos e por isso já se tornou referência como o melhor carnaval da região, atraindo milhares de visitantes de cidades vizinhas e turistas de lugares distantes. No ano passado só em bandas e estrutura de som a administração do prefeito Dr. Waldênio gastou R$ 200 mil, conforme informou a secretária de desporto Delzuita Alves em entrevista ao Paraibanonews (ver entrevista neste site).
Para você ter uma ideia das bandas nos carnavais de cidades vizinhas observe os cartazes que o site buscou na internet e compare.
Em Paraibano, a Prefeiura contratou artistas de fora, a Safadões Elétrico e Mazinho Venturiny, a Banda Kizoeira é de São João dos Patos e pertence ao vereador/cantor Marcio Kizoeira, a prefeitura de Paraibano decidiu dá maior incentivo às bandas locais, a exemplo do Pagodão Ki Farra, Sorriso de Menina e Poliana Soares, a moda para o carnaval foi acrescentar ao nome da banda a extensão “elétrico”, numa clara referência aos trios elétricos.
VANDALISMO NA FOLIA
Depois de muito trabalho dos decoradores para enfeitar a praça Sérgio Coêlho, local onde acontecerá os shows do carnaval em Paraibano, vândalos destruíram, na madrugada de quinta-feira passada, os enfeites frontais próximo ao portal de entrada dos corredor da folia para os blocos. Uma pessoa ainda tentou convencer os elementos para que não fizessem o vandalismo, mas os mesmos ignoraram os apelos e destruíram parte dos enfeites, para piorar a chuva e vento, derrubou o resto da decoração. O que sobrou dos enfeites foram anexados na decoração do espaço em frente ao palco da praça. Não se sabe o motivo que levou esses elementos a praticaram tal ato, que desagradou a população e principalmente aos foliões. Com esse triste fato ficou mais difícil colocar a decoração no corredor da folia, ficando apenas os dois portais e alguns enfeites no bar central.
Conforme uma foliã, outro problema com a decoração é o mal tempo, geralmente de chuva e vento o que sempre acarreta mais trabalhos: “Todos os dias era necessário vir após a chuva ou vento, recolocar a decoração no lugar” afirmou C.B. ao site.
Na Rua 7 de Setembro e na Avenida 1º de Maio circuíto por onde passarão blocos carnavalescos, a Prefeitura colocou decorações de pierrôs, colombinas e palhaços pendurados nos postes . Dois blocos sairão do Bar da Maricota e outros dois farão concentração na Casa de Eventos (antiga Casa de Shows). Esse ano não haverá trio elétrico puxando os blocos. A prefeitura de Paraibano contratou o Paredão da Mamãe de Pastos Bons.
O ASA Folia contratou a Banda Anjos Elétrico de Presidente Dutra para animar a concentração do bloco na Casa de Eventos, onde terá sorteio em dinheiro e muita segurança. A banda fez uma música especial para o bloco que vem sendo tocada e cantada pelos foliões fãs do ASA. A TENDA DO ASA tem agradado pela inovação de ir ao encontro dos foliões onde tem um evento. Foi assim na inauguração de um Restaurante, em feiras, e se desloca em locais onde a galera vai. Itinerante a TENDA DO ASA é visitada pelas pessoas que compram ou reservam o abadá: “O Paulim Do Bar sempre traz novidade, essa tenda é legal, aonde tem movimento o ASA está… é bem típica da modernidade, onde as coisas giram a uma velocidade e mobilidade, a exemplo da internet e celulares combinando com a juventude que não pára no tempo… Eu achei legal… O ASA tá de Parabéns” disse uma turista de Imperatriz durante inauguração do restaurante, onde estava a tenda do ASA.
PRÉVIA
Há dois finais de semana que os foliões em Paraibano tentam alegrar o carnaval. No dia 1º de Fevereiro o dançarino Xuxa organizou uma espécia de prévia em frente a praça da USB Vila Leão. Depois os foliões seguiram para a danceteria Mix Night. O bloco ASA Folia tava junto para dar apoio. Neste domingo (8) foia vez do ASA fazer a primeira FeijoASA, que teve início no Bar do Paulão e João da Benta e depois seguiu para o Bar do Clayton Moura. Lá encontrou o mela-mela do Bloco Maluco Beleza. Fizeram a festa. Os blocos de Paraibano estão correndo contra o tempo para vender os abadás em período de crise. A R$ 40 o abadá dá direitos a alguns brindes, como churrasco, cerveja, refrigerante e sorteios de celular, bicicleta, dinheiro. Infelizmente muitas caravanas de famílias ou amigos que sempre vinham ao carnaval de Paraibano, não confirmaram presença agora em 2015. A crise tá geral e não vai dar samba.
TRISTEZA
O negócio tá tão sério que pela primeira vez após 10 anos, o carnaval de Paraibano não contará com o Bloco da Saúde. O Bloco da Saúde foi criado com o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, a Dengue, etc. Houve carnaval em o Bloco da Saúde foi o único que colocou carro alegórico com pessoas caracterizadas de Camisinha, Mosquito da Dengue, ACS, e profissionais vestidos com trajes de médicos, enfermeiros e pessoal da Vigilância Epidemiológica, além de decorar o carro com sacos de lixos, pneus, e outros depósitos que serviam de criadouros para o mosquito aeds aegipty, mosquito transmissor da dengue. O Bloco da Saúde criado por este jornalista Léo Lasan, a ex-secretária de saúde Dona Guia e profissionais da saúde em 2003, completou 10 anos ano passado. Com a não continuação do Bloco da Saúde que alegrava a segunda-feira de carnaval, a festa fica mais triste. Uma pena.