quinta-feira, novembro 21, 2024
DESTAQUES

UPA DE SÃO JOÃO DOS PATOS FAZ ANIVERSÁRIO DE 3 ANOS

 
Dr. Pompílio Foto:Lasan
Dr. Pompílio Foto:Lasan

A Unidade de Pronto Atendimento -UPA- em São João dos Patos completou na manhã desta sexta-feira 13 de março, três anos de implantação e funcionamento. Funcionários e convidados festejaram a data com depoimentos profissionais daquela instituição, autoridades e clientes.

A irmã Rosália (Congregação das Irmãs de São José de Chamberry- São João dos Patos) fez as bênçãos com a “oração do amanhecer” enaltecendo o grande serviço que a UPA disponibiliza aos pacientes da região. A irmã ressaltou a importância do acolhimento ao próximo tendo como base os ensinamentos bíblicos e a atual campanha da fraternidade: “O tempo da quaresma é propício para a conversão à fraternidade e o lema ‘Eu vim Para Servir’ serve para que possamos aprender do divino mestre esses ensinamentos” disse a irmã afirmando que o amor é a regra principal do cristão e o respeito pela pessoa humana é uma obrigação anterior à sociedade: “O amor ao próximo é o primeiro grande mandamento e é esse o conteúdo do nosso julgamento final” afirmou Rosália para em seguida questionar sobre o papel de cada um quanto o acolhimento ao próximo e criticar a postura de muitos que fingem não conhecer seu irmão: “O próximo é aquele que vem a nós, sobretudo nesta instituição de saúde, é aquele que chega todo dia procurando alívio para as suas dores, muitas vezes chega desfigurado, sem condições, pela não compreensão, procurando vida” observou irmã Rosália para completar dizendo “Então é necessário descer da nossa montaria, descermos do nosso pedestal, do nosso orgulho, da nossa impaciência e prepotência, o nosso achar que somos melhores que os outros e acostumarmos com o sofrimento daquele que estar ao nosso lado caído na vida, é preciso ser mais humanos, samaritano e olhar com compaixão e nos aproximarmos das ações do divino mestre Jesus Cristo” profetizou irmã Rosália. A religiosa pediu que os funcionários vivessem sua vocação de salvar vidas: “Vamos viver a nossa vocação como profissional que escolheu uma missão na qual se cresce com carinho, gratidão e alegria e que as nossas atitudes sejam pautadas nos valores éticos, solidariedade, fraternidade para que possamos fazer a diferença em nosso mundo” explanou e finalizou lembrando “Cuidar do próximo deve ser a marca que nos distingue e precisamos acolher com cuidado afetivo, carinhoso e eficiente e assim estaremos trilhando o caminho do evangelho, da justiça e que o Senhor nos dê gestos de atitudes que possam garantir a sobrevivência, o amor e façamos desse lugar, um lugar de caridade, atenção, acolhimento que possa estar presente em todas as horas do nosso dia”.

O diretor clínico da UPA, Dr. Pompílio Pereira Filho parabenizou a instituição e a dedicação dos funcionários. O médico revelou que a UPA em São João dos Patos foi fundada na região por indicação política: “Não era nem cabível em nossa cidade uma UPA com o número da população que temos, mas com a influência política, foi nos presenteada e temos que agradecer e abraçá-la com muito orgulho e determinação para que ela funcione cada dia melhor” propôs o médico que também parabenizou à nova diretora da unidade.

A nova diretora da UPA, enfermeira Bianca Barros Lima disse em sua mensagem que o momento era de confraternização para agradecer a colaboração de todos e aos pais: “Tudo que eu sou eu devo aos meus pais (Paulo do Zeca e Karla Correia) eles são a minha base e meu exemplo… quero agradecer aos funcionários que são de fato quem fazem essa unidade…Devo a eles”.

Irmã Rosália  Foto:Lasan
Irmã Rosália Foto:Lasan

Durante as comemorações houve depoimentos de pacientes. O senhor Domingos morador da Rua das Cajazeiras, declarou que no dia 6 de janeiro sofreu três infartos, socorrido pelo Dr. Leonardo na UPA teve sua vida de volta: “Não há coisa melhor quando Deus aceita a volta de uma pessoa que esteve morta” disse seu Domingos emocionado ao lado da filha e do médico Dr. Leonardo que a princípio não quis falar após alguns minutos frisou: “O seu Dominguinhos é um paciente muito importante para mim, pois foi assim que cheguei a essa instituição, fico muito feliz com a homenagem e digo que fui apenas uma peça em toda uma equipe, profissionais dedicados que correm atrás para resolver essa rotina,  quando um paciente às vezes entra e sai bem ou não, somos sempre uma equipe apoiando uns aos outros”.

Dominguinhos dando depoimento
Dominguinhos dando depoimento

Outra paciente que destacou o trabalho da UPA foi a senhora Balbina: “A vida tem muitos vales, um deles todo mundo conhece e o nome é o vale da sombra da morte…Eu passei por ele há exatamente um ano e dois meses… A UPA é uma criança de três anos mas tem feito toda a diferença nesses poucos anos… O que aconteceu comigo foi ainda na direção do Dr. Jarbas com toda essa equipe e eu quero agradecer… Como o Dr. Pompílio citou, a nossa UPA é um presente e presente a gente cuida, a gente não trata de qualquer maneira, que todos se disponham, por que quando os anjos vieram ver Jesus, ele disse ‘ Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade’…Então, Deus está disposto a fazer maravilhas, mas para isso é preciso achar os homens de boa vontade… A minha história foi um AVC, um trauma craniano depois de um acidente, fui bem atendida, tive uma nova vida e sou grata a cada rosto que aqui se encontra. Quero parabenizar a Dra. Bianca e que ela prudentemente conduza a UPA, essa criança e que continue fazendo a diferença, por que São João dos Patos carece, somos um povo carente desses serviços. Parabéns e obrigada”.

Dona Balbina
Dona Balbina

O comandante da 6ª companhia Independente da Polícia Militar major Emerson Bezerra destacou que por três oportunidades esteve na UPA. A primeira no atendimento de seu filho. A segunda no atendimento de um policial militar e na terceira no atendimento de uma pessoa que estava com dois filhos na rua e passou mal, sendo conduzidas para a unidade. A princípio conforme depoimento do major houve preocupação quanto ao atendimento da UPA, mas após o atendimento mudou de opinião e passou a dar credibilidade aos serviços da unidade: “São serviços de excelência, de qualidade, parabéns a equipe UPA pelo belíssimo trabalho nesses três anos” destacou o major que ainda comentou que o mais importante naquela unidade não era a estrutura física ou equipamentos, e sim o recurso humano da instituição: “O mais importante de toda essa estrutura, não é seu prédio belíssimo, nem seus equipamentos, o mais importante são os recursos humanos, são as pessoas, se eles não fizerem um trabalho de qualidade toda essa estrutura não valerá nada”.

 O presidente da Câmara Municipal, vereador João Evangelista afirmou que representava além dos vereadores, o prefeito Dr. Waldênio Sousa que não pode comparecer. O vereador disse que tem coisas que quando começa certo, todo o resto dá certo. João informou que acompanhou a UPA desde o projeto de implantação e que ouviu de engenheiros, trabalhadores e principalmente moradores o pedido de que o legislativo estivesse sempre presente, ajudando, se empenhando para que a UPA continuasse com os bons trabalhos necessários para São João dos Patos e região.

A prefeita de Paraibano Maria Aparecida Furtado (PV) em seu discurso agradeceu a prestação de serviço prestado pela UPA a seu município: “Obrigado por atender os pacientes de Paraibano, com serviços bem prestados, sabemos do apoio, converso sempre com os pacientes quando chegam em Paraibano vindo daqui, e todos elogiam” disse a prefeita. Aparecida Furtado comentou que a cidade de São João dos Patos por ser uma cidade polo na região, tem essa estrutura de saúde que infelizmente não tem nos outros municípios e que por isso os hospitais municipais das cidades vizinhas ficam lotados: “O hospital de Paraibano está há cinco dias lotado. Mas os recursos são poucos para tanta demanda e as vezes eu me sinto impotente… Um hospital do município atendendo toda aquela clientela, além de Paraibano, recebe pacientes de outros municípios vizinhos, por que os povoados são ligados… Então quero desejar a você Bianca e a toda a sua equipe um bom trabalho e que continuem recebendo tão bem o nosso povo de Paraibano de coração aberto” finalizou a prefeita de Paraibano.

A diretora Bianca Barros encerrou as comemorações catando os parabéns e junto com Dr. Pompílio apagando as velas e cortando e oferecendo o bolo e convidando o público para um café da manhã.

Em Tempo:

Outros funcionários da UPA devido ao tempo, não puderam dedicar a sua mensagem em público, mas entregaram ao site suas mensagens. A assistente social e símbolo da UPA há dois anos, Orlanda Coêlho, entregou mensagem e pediu ao site para publicá-la. O texto enaltece o papel da UPA e diz que o momento de 3 anos é muito especial e sempre com a capacidade de recomeçar a cada ano com o mesmo propósito de fazer valer as políticas de saúde pública com atendimento reconhecido e acolhimento humanizado. Orlanda registra que fazer aniversário de uma instituição como a UPA de São João dos Patos é mais uma oportunidade de fazer amigos, ajudar as pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciando outras dores, suportando velhos problemas, sorrindo ou chorando por que o amor ao próximo é dar amparo, orar e agradecer mais vezes e olhar a vida como dádiva de Deus.

ABAIXO MAIS FOTOS;PARA AMPLIÁ-LAS CLIQUE SOBRE AS MESMAS.

ENTREVISTA: O site Paraibanonews.com após as comemorações fez uma entrevista com a nova diretora da UPA, Bianca Barros e perguntou sobre as orientações do novo governo do Maranhão sobre os serviços da instituição, sobre se houve ou haverá mudanças no quadro de funcionários da UPA e quais são os projetos do governo para a UPA. A entrevista está sendo editada e será publicada posteriormente aqui no Paraibanonews.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *