Carreta com soja tomba em avenida de Paraibano e população recolhe produtos
Motorista desviou de caminhonete para não cair sobre as casas.
PARAIBANO:Um grave acidente na tarde desta segunda-feira (27), poderia ter se transformado em uma tragédia se não fosse a habilidade do motorista Frederico Kollett que dirigia uma carreta modelo bi-trem – placa BBO-2233 de Santa Tereza do Oeste- Paraná. O acidente ocorreu na BR 135 no perímetro urbano de Paraibano quase em frente ao comércio do Zuzú. A carreta transpotava soja e vinha de Uruçuí-PI com destino a São Luis-MA. Em entrevista ao site Paraibanonews o motorista Frederico Kollett (52 anos) natural de Cuiabá-Mato Grosso disse que na entrada de Paraibano (quase em frente a Casa do Sr. Raimundo Marão) surgiu de repente uma caminhonete que entrou no retorno sem dar sinal, para não passar por cima da caminhonete nem cair sobre as
casas, Frederico desviou a carreta pelo lado esquerdo mas não conseguiu desviar dos postes de iluminação o que provocou o tombo da carga de soja do segundo compartimento da carreta que pendeu para um lado direito e caiu sobre a pista espalhando os grãos no asfalto. Muitas pessoas viram o acidente mas não quiseram conceder suas informações sobre o acidente ao site. O local fica próximo a um quebra-mola na Avenida 1º de Maio, próximo ao Mercado Público em Paraibano.
O motorista Anderson Miguel (35) também de Mato Grosso, que vinha em outra carreta da mesma firma logo atrás do veículo de Frederico, relatou que a caminhonete saiu de um trevo (curva) e não imprimiu velocidade e a carreta não pode frear devido ao peso: “Se o Frederico não tivesse desviado da caminhonete seria um acidente trágico, ele fez o desvio para não ter que cair sobre as casas alí a frente” informou Anderson. O impacto do acidente foi tão forte que arrancou dois portes de iluminação da avenida e toda a carga veio ao chão, cobrindo completamente parte da segunda pista da rodovia. Para liberar o trânsito, o motorista liberou a carga e centenas de pessoas carregaram a soja espalhada pelo chão. A Polícia Civil esteve no local para evitar tumulto, após a saída da Polícia, populares recolhiam o produto e enchiam sacos de soja: “Lamentamos o acidente. A soja é para ração de animais” revelou um senhor que estava colocando o produto em sacos de fibras.
Com a carreta tomando um lado da pista houve um grande engarrafamento princialmente de outras carretas que usavam o lado contrário. A movimentação de populares e veículos era intensa e mostra o quanto a BR 135 é utilizada para transportes pesados.
TRÊS ACIDENTES COM CARRETAS EM MENOS DE DUAS SEMANAS EM PARAIBANO
Em menos de duas semanas houveram três acidentes (veja reportagens aqui no Paraibanonews) na BR 135 que corta o município de Paraibano. No sábado dia 18 uma carreta com madeiras tombou próximo a Barragem do Balseiro, na quarta-feira (22) outra carreta com tijolos tombou próximo a descida do Povoado Tabaroa e agora nesta segunda-feira (27) novamente outra carreta com soja. Quem anda pela BR 135 tem comentado sobre os acidentes e relatam que a rodovia está precisando de reparos e de capina. Com as chuvas muitos trechos tem afundado ou está com buracos na pista o que tem provocado alguns acidentes. Desde o início do novo Governo do Maranhão que as pistas não foram recuperadas e motoristas e passageiros reclamam. Devido ao crescimento da vegetação nas margens da BR, as placas de sinalização não são vistas e ainda existe em alguns locais animais na pista. Relatos de leitores informam que há algumas semanas houve outro acidente na rdovia que liga Paraibano a Passagem Franca. Dessa vez um caminhão carregado de gado tombou e o motorista liberou a carga para moradores de povoados próximos. Texto e Fotos: Lasan e Amaury