sábado, novembro 23, 2024
DESTAQUES

CANDIDATOS A CONSELHEIRO TUTELAR SE REUNEM EM PARAIBANO

Ficha de votação para Conselheiro Tutelar em Paraibano. Foto:Bira
Ficha de votação para Conselheiro Tutelar em Paraibano. Foto:Bira

Candidatos que disputarão vagas para Conselheiro Tutelar de Paraibano se reuniram na terça-feira (29) na Secretaria Municipal de Assistência Social. Dos dezenove candidatos, dezessete estirveram presentes ao encntro. A comissão organizadora formada por Ana Caroline Soares – Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescente), Edivânia Coelho – Sec. de Assistência Social, Deusilene Diniz – Professora e Séfora Freire – enfermeira, recepcionaram os candidatos para orientações  sobre o processo eleitoral. A eleição acontecerá neste domingo dia 4 de outubro em todo o Brasil  .

ct3A presidente do CMDCA, Ana Caroline Soares, informou que as regras  da campanha eleitoral para conselheiros é idêntica à campanha eleitoral para políticos, etc. Ana Carolina que não poderá hazer boca de urna e aglomeração nos locais de votação.

Em Paraibano são cinco vagas para o Conselho e o mandato será de quatro anos, com trabalho remunerado. Para votar o eleitor deverá se direcionar neste domingo dia 4/10 até a Escola Municipal Dr. Adonias Lacerda (Rua Bandeirantes-Vila Aparecida- antiga escola Ana Teresa) munidos  de um documento de identificação com foto, além do título de eleitor. A eleição não seré em urna eletrônica e sim através de uma ficha com nomes e fotos dos candidatos que após a escolha de cinco, deverá ser colocada em uma urna.

ENTENDA MAIS

O Conselho Tutelar é um órgão que visa garantir os direitos de crianças e adolescentes, procurando agilizar o atendimento prestado à população infanct2to-juvenil, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em cada município existe uma sede do Conselho, que atua com apoio da prefeitura e em parceria com a Polícia Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Dentre as funções de um conselheiro estão: atender crianças e pais, aplicando medidas de proteção; encaminhar ao Ministério Público noticia ou fato que constitua infração administrativa ou penal; tomar providências para que sejam cumpridas medidas de proteção aplicadas pela justiça, entre outras.

Os 19 candidatos que disputam as cinco vagas em PARAIBANO são os seguintes: 01- Maria Hilsa, 02 Maria Jéssica, 03 Naira Cristina, 04 Gil, 05 Gerdeane Mendes, 06 Mariana Noleto, 07 Claudiana Ferreira, 08 Gheysa Thainá, 09 Thaislane de Sá, 10 Gabriel Furtado, 11 Domingas Francisca,12 Lucas Sousa, 13 Antonia Rita, 14 Deane Lopes, 15 Vilmara Costa, 16 Valquiria de Sousa, 17 Ludrú Marajá, 18 Maysa Rocha, 19 Ana Lúcia.

Esse ano das eleições para conselheiros tutelares, tem subido o grau de ionstruções dos candidatos, alguns com curso superiores e com vasta experiência em trabalho com políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A experiência desses candidatos deve contar como ponto positivo. A campanha é feita de porta em porta e há alguns meses vem sendo realizada, com material de mídia confeccionados pelos candidatos.

Matéria: Léo Lasan com informações e fotos do blog Biradarádio