Prefeitura de Paraibano e Assistência Social Realizam 3º Festival Cultural.
Foi realizado na noite desta terça-feira (8) na Casa de Eventos (centro) o III Festival Cultural da Assistência Social de Paraibano. O Evento faz parte de um dos programas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social que atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias referenciadas no CRAS, tendo como objetivo fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social, por meio de grupos de convivência e atividades coletivas..
Na sua terceira edição o Festival em Paraibano realizou apresentações de várias oficinas como dança, esporte, capoeira, coral. A secretária municipal de assistência social, psicóloga Edvânia Coêlho Madeira fez discurso de abertura. No início foram apresentados os grupos de capoeira e futebol, tendo o Hino Nacional executado em ritmo de capoeira. A dança foi a expressão artística mais apresentada durante o evento. O destaque ficou para o grupo de expressão corporal da pessoa com deficiência, com o objetivo de mostrar uma nova concepção na mudança da imagem dessas pessoas na sociedade e de incluí-las para um maior reconhecimento das suas potencialidades e superação de limites. Além da dança, integrantes do grupo de pessoas com deficiência recitou um coral, chamando a atenção do público.
O balé com crianças de 8 a 14 anos repassou a disciplina a que essas crianças se submetem em uma das danças que mais requer essa característica. O Jazz foi outra modalidade artística apresentado no festival. Depois das apresentações das crianças, foi a vez dos idosos do CRAS que estão inclusos no Projeto Saúde, Esporte e Cidadania na Comunidade e que praticam essas atividades três vezes por semana na praça do Residencial e no CRAS do bairro.
Um dos mais animados grupos foi o das Mulheres em Cena também do bairro Residencial. Composta por mulheres na sua maioria casadas e com filhos, o projeto Mulheres em Cena tem por objetivo além de levar saúde, proporcionar alto estima,valorização e emancipação das mesmas dentro da sua comunidade. O professor de dança Júlio Andrade (Xuxa) conseguiu contagiar até mesmo o público que levantou das cadeiras para requebrar junto com as mulheres do palco. Um show.
Com uma coreografia perfeita, vestimentas coloridas e passos bem ensaiados, crianças executaram a dança do ventre, além de misturarem com outras danças de origem árabe e espanhola.
O professor de educação física Fábio Costa, convidou facilitadores do Projeto Saúde, Esporte e Cidadania na Comunidade a se apresentarem no palco.
Após discurso de Fábio foram convidados a subir ao palco da Casa de Evento as alunas do ritmo caribenho Zumba para fazer exposição das atividades desenvolvidas. Novamente o professor de dança Xuxa, levou a galera a suar as camisetas em um ritmo alucinante e envolvente, com gritos, palmas e muita alegria.
Adolescentes entre 12 e 15 anos apresentaram uma dança que misturou tango com flamenco, foi uma superação de passos e alegorias que encantou o público.
O coordenador do projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ivanildo Ferreira, agradeceu a todos e encerrou o evento, convidando as autoridades a fazerem entregas de medalhas e troféus para crianças que se destacaram no esporte.
Estiverem prestigiando o evento, a prefeita de Paraibano, Aparecida Furtado, a vice-prefeita Rejany Gomes, a presidente da Câmara vereadora Ana Célia, vereadora Dênia Sá, vereador Murilo Ribeiro, a secretária da Assistência Social Edivânia Madeira, secretárias municipais, a professora Ana Teresa, coordenadores, profissionais da secretaria de A. Social, CRAS, Secretaria de Saúde, da Associação de Pessoas com Deficiência de Paraibano, familiares e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
PARA VER MAIS FOTOS ACESSE O FACEBOOK DO SITE: https://www.facebook.com/paraibanonews/