Um Professor Exemplo de Superação na Educação do Maranhão.
“…Esse ano estou muito Feliz” disse o professor de matemática Renato Darcio Noleto Silva (33 anos) ao site Paraibanonews nesta segunda-feira (11). A revelação do professor é em especial devido ao sucesso do seu empreendimento no setor de educação na região do médio sertão maranhense: O bom desempenho frente a regional de educação quando era diretor regional de educação e também com os bons resultados obtidos pelos alunos do IR Cursos nos concursos públicos.
Renato Dárcio também informou que o IR Cursos através dos encontros preparatórios para cursinhos, descobriu em Pastos Bons, um aluno com muito potencial. O IR Cursos decidiu conceder uma bolsa integral para que o aluno possa desenvolver seus estudos.
Mas esse não é apenas um caso, o IR Cursos tem facilitado e muito a vida de muitos pais que querem que seus filhos se preparem para um mundo cada vez mais disputados e só a educação pode conceder um lugar mais confortável nesse espaço. O curso foi fundado em São João dos Patos… sendo o primeiro com uma boa estrutura tanto físico como de professores na região, resultou em aprovações nos principais concursos públicos, principalmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, daí a procura foi grande por parte dos pais que desejam que os filhos ingressem no instituto. Como existia procura por vagas vindas de outras cidades vizinhas o professor Renato resolveu abrir mais dois polos, um em Paraibano e outro em Pastos Bons e os alunos dessas localidades tiveram mais oportunidades de passar nos dificílimos testes do IFMA. Um bom exemplo foi o resultado alcançados pelos alunos de Paraibano. Dos dezessete que frequentaram o cursinho na cidade, doze foram aprovados no IFMA em São João dos Patos este ano, demonstrando que o cursinho prepara bem os alunos: “Foi um investimento que valeu a pena, minha filha pode seguir os estudos e se formar para o mercado.
Os professores do IR Cursos são muitos competentes e agradeço o empenho de todos” disse a mãe de uma aluna de Paraibano ao site.
O professor Renato informou que vai investir mais na mídia e em 2016 está pensando em colocar outdoors nas cidades em que o curso já está instalado “Tem muita gente que não sabia que o nosso curso está na sua cidade e alguns reclamaram que por isso seus filhos não tiveram uma preparação adequado e profissional, esse ano vamos trabalhar essa mídia” pontuou o professor. Outro ponto que Renato Dárcio frisou foi sobre o apoio das secretarias de educação e das prefeituras dessas cidades: “A parceria das prefeituras e das secretarias de educação são importantes pela visão que eles têm na evolução de nossos adolescentes e jovens e a mudança positiva no quadro da educação de nossa região, por isso meu agradecimento pelo apoio”.
Ex-diretor regional de educação da URE-Unidade Regional de Educação em São João dos Patos, Renato Dárcio, conhece de perto o nível da educação nessa região do Maranhão, que em 2011 e 2012 teve o C.E. Aquiles Lisboa (em São Domingos do Azeitão-MA.) entre as dez piores escolas do país, segundo os dados do Ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Renato Dárcio então diretor regional de educação abraçou esse triste dado como um desafio e em conjunto com todos os profissionais e alunos se empenhou, levou motivação, dedicação e unidos desenvolveram um trabalho nunca visto na região para superar em pouco tempo novos índices e conquistando o reconhecimento pela superação que veio em 2013 com os índices do SAEB (Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica) onde atingiu a terceira maior nota do Estado, superando algumas escolas tradicionais do Maranhão. Um feito notável.
O professor Renato Dárcio que cuidava de um blog da URE/SJP até setembro de 2015 decidiu em 2016 criar um novo blog: http://educacaoemfocosjp.blogspot.com.br só para discutir a educação. Neste blog ele informa que desde o resultado alarmante da média em 2011, muitos esforços foram se acentuado por parte de cada aluno, professor e gestor nas escolas jurisdicionadas, buscando melhores resultados. E citou a escola CE Aquiles Lisboa como exemplo.
A 120 km de São João dos Patos, o CE Aquiles Lisboa ficou conhecido nos últimos anos pela capacidade de superação, que rendeu do conhecimento Nacional pela pior nota do ENEM em 2011.
“Planejamento, empenho, união e determinação são palavras chave que bem representaram a equipe, orquestrada pela Gestora Leia Barbosa da Silva além da gestora adjunta da época, Raimunda Gomes Carneiro e da Supervisora Rita de Cássia Melo Coutinho. “Gostaríamos de sermos reconhecidos também pelo nosso Sucesso, não apenas pelo fracasso de 2011, marcado pela visita da imprensa, que não voltou a nos visitar em 2013.” Desabafa Renato na página do seu blog.
São esses méritos que o professor em conjunto com grandes profissionais da educação da região está aplicando no IR Cursos. Por isso os resultados positivos de seus alunos nos concursos públicos.