ESTÁDIO DE FUTEBOL VIRA PASTO EM SÃO JOÃO DOS PATOS.
ABANDONADO HÁ DOIS ANOS SITUAÇÃO DO ESTÁDIO DECEPCIONA ESPORTISTAS.
O Estádio Municipal Celsão em São João dos Patos está do jeito que os animais gostam: cheio de mato e pastagem. Uma reportagem do radialista Antonio Luis registrou o abandono em que o palco do futebol dos patoenses se encontra atualmente. O Estádio de Futebol Celsão, já recebeu celebridades do esporte nacional como o ex-goleiro do Internacional-RS o maranhense Clemer e foi o primeiro estádio no Maranhão a ver desfilar futuros craques quando em 2014 recebeu a Copa Nordeste Juvenil, sediada na cidade.
O futebol de São João dos Patos, sempre foi referência na região do médio sertão maranhense, mas nos últimos dois anos está praticamente ignorado pela administração municipal daquela cidade. A secretária de desporto e lazer cultura e juventude, Sra. Delzuíta Alves em fevereiro do ano passado em entrevista a este site Paraibanonews disse: “Olha! No princípio quando o prefeito Dr. Waldênio me convidou e eu assumir a secretaria, tinham comentários, talvez por que o jogador de futebol acha que o secretário de esporte deve ser quem joga bola… as vezes eu ouvia, mas ficava calada e pensava: é por que eles não me conhecem…mas nunca cheguei a um local em que eles não me respeitassem e depois tem a minha história, venho de uma família em que todos são jogadores de futebol e os que não ou são árbitros ou narrador de futebol… tive dois irmão que foram jogadores profissionais, meu pai foi jogador de futebol, inclusive a quadra poliesportiva de São João dos Patos leva o seu nome dele em homenagem pelo incentivo que ele deu ao esporte do nosso município… Quando criança eu também joguei futebol…”(https://www.paraibanonews.com/blog/2015/02/04/vamos-fazer-um-carnaval-ainda-melhordiz-com-secretaria-de-desporto-de-sao-joao-dos-patos/) provavelmente a secretária Delzuíta não tenha a mesma força de convencer o prefeito a apoiar o futebol e reformar o estádio e como desportista com ela mesma diz ser, deve estar na marca do pênalti vendo tamanho abanodono que o prefeito tem demonstrado para com o futebol patoense.
Um ano depois a bola foi jogada pro mato (parafraseando Waldir Amaral) e o estádio não promoveu nenhum campeonato. Ou quando se trata de futebol no estádio, o time do prefeito Waldênio Sousa deve ter saído de campo e deixado o local para os burros, ou melhor, para servir de pastagem para os animais. Torcida ali só se for de carrapatos.
Quem passa em frente ao Estádio Celsão sente saudades do esporte. principalmente jogadores de futebol da cidade.
Conforme o site O Quarto Poder, o último campeonato de futebol realizado no estádio patoense aconteceu em maio de 2013 onde o time formado do Guarani disputou a final contra o Sampaio Corrêa (times locais com nomes de times nacionais) e o Guarani se consagrou campeão ao vencer por 1×0. A final aconteceu no dia 17 de maio. E lá se vão mais de três anos. Ou seja, o futebol patoense no estádio, coincide praticamente com o mandato do prefeito.
Nesses dias sem bola rolando no estádio, a desculpa para o pasto no local é que o “Celsão” foi fechado para passar por uma grande reforma, incluindo ali grama profissional e melhorias na infraestrutura. Mas pelo lance veloz da defesa, a reforma passou, mas passou em jogo aéreo que ninguém viu. As únicas coisas que ainda passam sobre o que resta da grama, são cavalos que pastam em frente ao Estádio, como muitos patoenses tem visto. Porém o prefeito de São João dos Patos, também é médico, deve saber que esporte é saúde e com certeza está consultando e prescrevendo alguma medida para resolver o problema do “Celsão”.
Os jogadores em São João dos Patos andam doentes de vontade de jogar uma partida, mas ficam só no desejo, afinal mais dois campos o do bairro Santiago e do bairro Olaria e Cajazeiras também foram acabados, o campo do Líder serve de terreno para palhaçadas, nãos as dos políticos é claro, mas sim a dos circos que se instalam no local. Em São João dos Patos ao que parece futebol virou piada de circo.
O único campo de futebol que tem no momento é a da Chapadinha, porém não é público é de propriedade particular. Enquanto os times não entram em campo (por falta dos mesmos) os cavalos da bela Cavalgada da Exporsertão podem se alimentar no Celsão, o pasto ali está grande e verdinho, uma maravilha para os animais.
E o patoense fã do esporte, vota e dar bola murcha para a administração municipal que não deu a mínima para o Estádio. Só falta alguém do poder querer imitar o saudoso técnico Zagalo e dizer: “Vocês tem que me engolir”. Resta saber se é a bola ou o pasto.
Matéria Léo Lasan com fotos e complementos do site O Quarto Poder de São João dos Patos.