POLÍTICA E FAMÍLIA: DESUNIDOS SOMOS MAIS VOTOS…
O negócio para as famílias políticas em Paraibano está mesmo um caldeirão. Enquanto tem uma família tradicional que está se dividindo politicamente, a outra está se unindo rumo ao poder, outra diz que a política está no sangue desde os antepassados e até aquela família que estava separada (devido a distância dos filhos) agora se une e estão indo nas casas das famílias. Aliás é só falar em política que logo aparece o nome “Família”… Antigamente no município quando se falava em política, vinha logo o nome de “Grupo’… “O grupo político do fulano tal vai ganhar” diziam as pessoas. Hoje não se ouve mais, “O Grupo ” e sim “A Família”, como o nome família é forte e lembra raízes e união, os políticos descobriram que essa palavra ganha simpatia e fortalece vínculos ou como ele$ imaginam “votos”.
Nessa semana a família Pitó mostrou que está mais unida politicamente do que nunca… Em recente evento de uma sigla partidário em Paraibano, na mesa composta pelo ex-prefeito Sebastião Pitó estavam também seus filhos Nilto e Neurivan Pitó, familiares e demais correligionários, muitas pessoas observaram o desenrolar das conversas para a futura eleição no município. O problema não era o teor da conversa, mas a situação em que os simpatizantes políticos de Sebastião Pitó estão… A querela era uma só: em quem votar para vereador na família Pitó? Por que Tanto Nilto como o irmão Neurivan são pré-candidatos a vereador e aí é onde se divide a urna. Teve um sujeito que para confundir o clima durante o evento, ainda revelou que Lêda Pitó (filha do ex-prefeito Pitó) poderá sair como vice-prefeita de alguém na oposição, pelo menos essa é a posição que seu marido Cruz impõe para quem quiser seu apoio, a única da família que ainda não disse nada foi Inara Pitó. Mas cuchicham que a esposa de Neurivan, Maninha, já foi convidade para a chapa como vice de Zé do Geraldo… De uma coisa o povo tá falando, a família Pitó está mais “ativa” na política do que aquela outra família que se dividiu… é o que comentam por aí.
Enquanto não se fala em grupo substituindo a palavra por família, muitos paraibanenses estão em dúvida a qual sangue pertence, por que são tantos parentes visitando suas casas que estão pensando em pedir exame de paternidade afim de herdar as contribuições partidárias, ou melhor familiar e vai ser nessa hora que vamos ver quem é que tem o mesmo sangue ou se alguém aí está pensando em falsificar teste de paternidade para aumentar o número de votos, quer dizer de parente$..
Tem uma geração aí na internet que recusa o nome família. Ou seja, os políticos estão indo na contramão da modernidade, os deserdados estão no whatsapp e redes sociais, e está formando “Grupos” e não “Famílias”, e nesses grupos são todos irmãos, que concordam com seus pais ou mães de urna, discordam, brigam, saem de casa, quer dizer do grupo, mas são unidos quando se trata de política, são unânimes em descer a lenha nas famílias políticas e fazem questão de afirmar querem o melhor para Paraibano, só não dizem para qual família desejam isso.
É a velha briga de herança.