SÃO JOÃO DOS PATOS PROMOVE DESFILE CÍVICO.
COM O CALOR NA REGIÃO, O HORÁRIO NOTURNO AGRADOU AO PÚBLICO.
Centenas de pessoas assistiram ao desfile de comemoração da Independência do Brasil, na noite desta quarta-feira (7), na avenida Presidente Médici, no Centro de São João dos Patos.
As celebrações começaram com o desfile da Polícia Militar, e do Exército que levaram para a avenida veículos e máquinas com as quais estão fazendo obras na MA-034 no trecho entre Passagem Franca e São João dos Patos.
Autoridades acompanharam o desfile em um palanque montado na praça em frente à avenida, entre elas, o prefeito Wladênio Sousa, vereador Magrão, comandante do 6ª CIA DA PM, major Emerson Bezerra, a secretária municipal de educação Maria Dorací Pereira e secretários municipais.
O desfile cívico em São João dos Patos versou sobre sustentabilidade, educação, esportes, programas sociais, cultura e contou com a participação de alunos das redes municipal e estadual e particular de ensino, além de crianças e idosos atendidos por instituição como a APAE e programas da Secretaria Municipal da Assistência Social. O desfile mirim foi introduzido pela Creche Municipal Auta Alves da Silva, seguido da escola Evangélica Batista e mais vinte e duas outras escolas.
O desfile que começou por volta das dezenove horas terminou a meia noite. Muitas crianças dormiram durante o evento cívico, na plateia, pessoas idosas demonstravam cansaço, menos os participantes do Projeto do CRAS que mostraram alegria e jovialidade durante a apresentação de danças e passos orientais da yoga.
Este ano o 7 de Setembro em São João dos Patos teve menos alunos no desfile. Outro dado foi à falta de novidade. Em 2015, o desfile surpreendeu pelo número de coreografias e criatividade. Com o tema sobre meio ambiente, e pouco recurso da secretaria para as escolas, os professores tiveram que se esforçar para conseguir fazer um desfile bonito, com roupas e adereços relativo ao tema. Outro fato foi o pouco tempo proposto para desenvolver os trabalhos, apenas quatro semanas. Com a crise que assola o país, muitos familiares não tiveram condições de comprar as roupas para alguns pelotões. Aí, entra a criatividade, como a das professoras da Escola São Sebastiãozinho, que utilizaram utensílios de plásticos e alumínios, e juntos com os alunos fizeram uma bandinha reciclável, além de confecções de roupas de papel jornal, copos descartáveis, etc. A Prefeitura Municipal de S. J. dos Patos entregou uma nova farda para todas as escolas e que foram usados pelos alunos dos pelotões uniformizados.
O luxo ficou por conta das tradicionais bandas marciais, que mais uma vez mostrou o profissionalismo com o qual sustentam o desfile durante as mais de cinco horas ininterruptas. Incansáveis as bandas acompanharam as mais de vinte escolas. O ponto negativo do desfile foi a pouca iluminação sobre o palanque das autoridades e a locução do evento que não empolgava o público, particularmente da voz feminina. Ponto positivo, a logística dos barraqueiros que saciou a fome e a sede de dezenas de pessoas ao longo da avenida e principalmente dos professores e alunos que se esforçaram para que o desfile de São João dos Patos continue sendo um dos melhores da região.
Abaixo fotos do desfile. Todas as fotos são de Léo Lasan.
A escola que tiver interesse em ter sua foto, favor entrar em contato com o editor do site pelo e-mail:Leolasan@outlook.com.br ou pelo Facebook: Paraibanonews ou whatsapp:99 984090454. enviaremos gratuitamente. Obrigado.