ZÉ HÉLIO É O NOVO PREFEITO DE PARAIBANO.
DE OLEIRO À PREFEITO.
O candidato José Hélio Pereira de Sousa, o Zé Hélio (PT) foi eleito o novo prefeito de Paraibano neste domingo (2), de Outubro.
Antes mesmos da totalização das urnas apuradas, Zé Hélio disparou nas três maiores zonas eleitorais, principalmente a do bairro da Subestação maior colégio eleitoral do município. Ainda eram 17:30 H. quando populares começaram a se locomover em frente à residência do candidato e gritar vitória. Naquele momento Zé Hélio já tinha mais de mil votos a frente de sua adversária de campanha Rejany Gomes. O povo não esperou o resultado final e ainda sob a luz do dia promoveu uma carreata tendo Zé Hélio dirigindo o seu carro à frente de outros veículos. Com 100 % das urnas apuradas, antes das 18:30 horas Paraibano foi o primeiro município do Maranhão a ter um prefeito eleito. Zé Hélio teve 6.070 votos, o que corresponde a 56,91 % dos votos válidos. A atual vice-prefeita Rejany Gomes (PSC), teve 4.596 votos (43,09%).
Uma grande carreata misturada com arrastão tomou conta da cidade e percorreu diversas ruas e bairros até às 22 horas.Muitas pessoas foram a pé correndo o tempo todo nos vários bairros, vibrando e dançando as músicas da campanha. E não cansavam, pura felicidade.
MOMENTO HISTÓRICA NA POLÍTICA DE PARAIBANO.
Os gritos e manifestações, pessoas chorando, foram externados por muitos, afinal há quase 35 anos que populares anciavam por uma mudança no quadro político do município. Essa vitória era aguardada desde 1982, quando desde então a família Furtado, esteve à frente ou aliada na administração municipal de Paraibano.
Em 2016 a prefeita Aparecida Furtado (PDT), não concorreu à reeleição, e apoiou a vice-prefeita Rejany Gomes.
No final da tarde deste domingo (2) de outubro de 2016, a família do candidato eleito, demonstrou muita felicidade ao ser cumprimentada por populares. Para Alciene Pereira (irmã de Zé Hélio) a eleição foi muito bem trabalhada, tendo o candidato vitorioso a coroação da ajuda ao povo carente que começou há mais de dois anos e continua: “Meu irmão é uma pessoa humilde e muito trabalhadora, respeitamos todas as pessoas e hoje domingo concluímos um sonho do povo de Paraibano… Tivemos muito cuidado em trabalhar dentro das leis, inclusive hoje domingo evitamos as visitas, entregamos nas mãos do Senhor e do povo, que decidiu de coração a mudança de Paraibano” disse Alciene na noite de domingo. O site tentou mas não conseguiu entrevistar Zé Hélio, que não parava um segundo e era acediado e cercado pela multidão.
Zé Hélio tem 52 anos, vem de família humilde, trabalhou em olaria na juventude, tem ensino médio completo e hoje é empresário no ramo de comércio. É descedente dos Gonçalos de Pastos Bons, família política há décadas e que este ano elegeu mais de quatro prefeitos no Maranhão. Seus pais Adalto e Magnólia (Princesa) eram comerciantes nos anos 70 e 80 e sempre estiveram envolvidos em política. Com a saída dos filhos Elion, Zé Hélio, Alciene, Almiran e Eliane para morarem e trabalharem em Santa Rita-MA, onde foram proprietários de supermercado e farmácia, e São Luis, os pais voltaram-se para o trabalho doméstico e de agricultor. No início dos anos de 2000, Zé Hélio retornou à Paraibano onde comprou imóveis, terras, e construiu um supermercado e desde então investiu em comércio e agropecuária em parceria com seu irmão Almiran.
Observador da política local, Zé Hélio fora convidado duas vezes para ingressar como candidato nas campanhas eleitorais. No segundo convite, aceitou a sugestão de um grupo da oposição, liderado pelo ex-prefeito Dr. Zequinha, ex-prefeitos Chico Castor e Sebastião Pitó. Aceitou o desafio há três anos e começou a trabalhar, ajudando as famílias carentes dos bairros de Paraibano. No início da campanha teve a adesão de Dr. Daniel Furtado e familiares. O resultado desse trabalho foi conquistado por Zé Hélio neste domingo (2), quando a foi eleito o novo prefeito do município.
A Coligação “Unidos Por Paraibano” ainda conseguiu eleger sete dos onze vereadores que irão compor a Câmara Municipal nos próximos quatro anos.
São eles (em negrito):
Elizangela da Tabaroa PSB———–6,39% 706
Ricardo Campos PEN————5,95% 657
Dr. João Marcelo PSDB————5,72% 632
Ricardo Xavier PT———————5,62% 621
Célia da Aparecida PTB————–5,46% 603
Denia do Lyndon Jonhson PTN–5,41% 597
Lucimar Sá da Silva SD————–4,32% 477
Murilo Ribeiro PS——————–L4,03% 445
Denis Nascimento ————————— 442
Tico Leite PC do B——————–3,43% 379
Nilton Pitó PSB——————-3,35% 370
A Eleição de 2016 em Paraibano teve como Resultado final os números abaixo:
Abstenção 3.946 (25,45%)
Comparecimento 11.557 (74,55%)
Votos válidos (excluindo brancos e nulos): 10.666 (92,29%)
Zé Hélio (PT): 6.070 (56,91%)
Rejany Gomes (PSC): 4.596(46,09%)
Total de votos apurados: 100 %
Brancos: 128 (11,11%)
Nulos: 763(6,60%)
Projetos
Entre as propostas de campanha, Zé Hélio prometeu criar a Guarda Municipal de Paraibano, realizar eleições para diretores e vice-diretores das escolas da rede pública municipal e criar o Departamento Municipal de Trânsito.
Zé Hélio que na adolescência foi um dos melhores jogadores de futebol de Paraibano, também prometeu investir no esporte como forma de socialização e saúde.
Abaixo fotos da Carreata e Arrastão após a vitória de Zé Hélio a prefeito de Paraibano, realizada na noite deste domingo 2 de Outubro de 2016.