quinta-feira, novembro 21, 2024
DESTAQUES

Maranhão vai perder 13 agências do Banco do Brasil em 2017

ALGUMAS AGÊNCIAS (A EXEMPLO DE PARAIBANO) NÃO FORAM DIVULGADAS PELO BANCO.
O Maranhão vai perder 13 agências do Banco do Brasil, em 2017, e pretende ainda aposentar 248 funcionários em todo o estado. O processo de reorganização é nacional e visa uma economia anual na ordem de R$ 750 milhões. Ao passo que abre mão de agências tradicionais, o banco informou que vai investir na digitalização do atendimento ao cliente. Em São Luís, as agências do Anjo da Guarda e do Jaracati vão ser atingidas. As outras agências não foram divulgados pelo banco.
Com as mudanças para o próximo ano, cinco agências serão encerradas e oito serão reduzidas a postos de atendimento. Assim, os clientes do banco no estado terão 105 agências e 51 postos de atendimento.

BB em Paraibano. Fotos Leo Lasan
BB em Paraibano. Fotos Leo Lasan

Em 2016, o Maranhão tem 161 unidades de atendimento, sendo 118 agências e 43 postos de atendimento. Conta ainda com 357 correspondentes bancários, 1017 caixas eletrônicos e 261 terminais da rede Banco 24h.
Em todo o país, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas.
Faz parte do processo de reorganização do Banco do Brasil a aposentadoria incentivada. Assim, dos 1.892 funcionários no Maranhão, 248 vão receber a seguinte proposta: valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa. Em todo país, 18 mil funcionários vão receber a mesma proposta. Quem aceitar tem até o dia 9 de dezembro para comunicar oficialmente ao banco.
Segundo presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, outras agências deverão ser fechadas no interior do estado, o que prejudicará a população, principalmente daqueles municípios que têm apenas uma unidade do banco. Isso sem falar que algumas que foram atacadas e explodidas não estão funcionando.
Também foi aprovado um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar. O Sindicato dos Bancários do Maranhão informou que reunirá a diretoria para discutir que medidas tomar em relação às medidas anunciadas pela direção do Banco do Brasil.
Com a reorganização, cinco agências serão encerradas e oito agências serão transformadas em postos de atendimento. O BB possui 1892 funcionários no Maranhão e 248 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada, que prevê adesão voluntária.
FONTE: BB no Maranhão com artigos na internet. Fotos Leo Lasan