segunda-feira, novembro 25, 2024
DESTAQUES

HGV realiza a primeira cirurgia de retirada total do estômago por vídeo.

MÉDICO RESPONSÁVEL PELA CIRURGIA É CASADO COM UMA PARAIBANENSE.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) -Teresina-PI, realizou a primeira gastrectomia total por vídeolaparoscopia (retirada total do estômago) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi realizada pelo cirurgião Carlos Renato com a participação dos residentes Vinicius Ferro e Luis Eduardo e do anestesista Armando Pinto.

A paciente, a professora de iniciais H. A.M, 44 anos, proveniente do município de Castelo do Piauí, relata que sempre soube que sofria com gastrite, mas como vivia muito ocupada com o trabalho e com a família nunca se preocupou em mudar sua rotina diária. Ela conta que se alimentava fora de hora e fazia apenas exames de rotina no seu município, ainda chegou a fazer três endoscopias o que, na época, constatou apenas uma gastrite. Depois que já estava com vários sintomas que algo não estava bem, procurou ajuda especializada. Nos exames, foi constatado que H.A.M precisava fazer uma gastrectomia total para retirada de vários tumores que comprometiam todo o estômago.

Segundo o cirurgião responsável pela realização do procedimento, Dr. Carlos Renato, “a opção pela gastrectomia total por vídeolaparoscopia foi devido ser minimamente invasiva e, atualmente, apresenta-se como solução para diminuir a incidência de complicações pós-cirúrgicas, assim como melhorar a qualidade da recuperação pós-operatória”, explica Carlos Renato.

A cirurgia que durou quatro horas e meia, foi um sucesso e H.A.M já está de alta. Ela explica emocionada que o trabalho no Cartório Eleitoral e como professora em vários municípios não deixava tempo para se cuidar, mas agora, pretende mudar sua rotina. “Sempre fui preocupada com tudo e com todos, mas quero viver com mais calma, voltar a dar aulas e continuar como florista”, profissão que escolheu agora.

Dr. Carlos entre os maiores cirurgiões do Brasil.
Dr. Carlos entre os maiores cirurgiões do Brasil.

O cirurgião Dr. Carlos Renato explica como foi realizado o procedimento, “foi feito uma anastomose (emenda) entre o esôfago e o intestino delgado (gastrectomia total). Após o término do procedimento foi colocado um dreno próximo a área em que foi feita a emenda e no território onde os gânglios foram retirados.

Ele acrescenta que esse tipo de cirurgia, pelo SUS, somente pode ser  realizada no HGV, devido ao grande incentivo da gestão tanto do HGV como da Secretaria da Saúde, com investimento em aquisição de equipamentos com tecnologia avançada que possibilitam a realização de procedimentos menos invasivos e com melhor qualidade e segurança ao paciente

dr-carlosQuem é Dr. Carlos?

carNatural de Piripiri no Piauí, Carlos Renato Bezerra é Cirurgião do Aparelho Digestivo, Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Cirurgia Capítulo Piauí, Professor na empresa DeVry Facid, Supervisor do Programa de Redidência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo noHospital Getúlio Vargas HGV-PI. Médico na empresa CentroImagem,
Doutor em Cirurgia na empresa UFCE, Médico na empresa HTI – Hospital de Terapia Intensiva, Mestre em Cirurgia na empresa UFC, Papilotomia Endoscopica na empresa Papilotomia Endoscópica, Estudou Medicina na instituição de ensino UFPI e mora em Terezina, Piaui, Brazil.

ren

Paula e Dr. Carlos.
Paula e Dr. Carlos.

Casado com a advogada Paula Reis (filha de Paulo Reis e Boniza e neta do ex-prefeito Dário Reis), Dr. Carlos Renato é pai de duas meninas, Paula Renata de 11 anos e Isabel de 6 anos. Paula foi premiada nas Olimpíadas Canguru, como uma das mais preparadas alunas em matemática, de todo Brasil. A família vem pelo menos uma vez por ano à Paraibano.

Renomado cirurgião, já é conhecido na cidade e tem atendido muitos pacientes de Paraibano em Teresina. Uma das características marcantes em Dr. Carlos Renato é a sua humildade e um coração gigante em solidadriedade.

Reconhecido nacionalmente, Dr. Carlos Renato é convidado como palestrantes nos mais diversos congressos de medicina do Brasil.

Um dos pensamentos do médico é: “Se vi mais longe foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes.” O que devemos buscar sempre é isso: cada dia ver mais longe! Nada melhor do que aprender e se inspirar com tantos grandes cirurgiões”.