PARAIBANO:PREFEITO ZÉ HÉLIO RECEBE VIATURA DA POLÍCIA MILITAR
O prefeito de Paraibano José Hélio (PT) recebeu na tarde desta quinta-feira (19), na Câmara Municipal, uma viatura da Polícia Militar, entregue pelo secretário de segurança pública do Maranhão Jefferson Portella acompanhado do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Gomes Pereira e do comandante da 6ª CI da PM de São João dos Patos, tenente coronel Emerson Bezerra da Silva.
O prefeito José Hélio, o vice-prefeito Francisco Noleto, vereadores e vereadoras, secretários municipais, policiais da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, delegados, investigadores, advogados, membros da maçonaria de São João dos Patos e Paraibano, população em geral recepcionaram as autoridades desde a chegada em um helicóptero no Estádio Municipal até a Câmara de Vereadores onde foi realizada a solenidade.
Na abertura do evento, após a composição da mesa, houve apresentação da Tropa e o major Fernando José Lustosa Fernandes (subtenente da 6ª CI) que solicitou permissão do comandante geral da PMMA coronel Pereira, para dar início à solenidade, após permissão concedida, foi executado o Hino Nacional Brasileiro.
Convidado para a mensagem religiosa, o pastor Raimundo Wanderley da Igreja Assembleia de Deus-Paraibano, leu a epístola aos Romanos, cap.13 que expõe os deveres gerais que devem nortear a vida dos cristãos como uma resposta aos dons da justiça pela fé: “Diz a Bíblia que a maior autoridade é instituída por Deus, pois não há autoridade que não venha de Deus e as existentes foram instituídas por Ele… A Bíblia diz que as autoridades são para o nosso bem, de sorte que todos nós que fazemos o bem temos o apoio das autoridades, enquanto que quando praticamos o mal somos punidos por ela… Portanto louvo a Deus por nossas autoridades, parabenizo o prefeito Zé Hélio que em dezenove dias de mandato, já está trazendo algo importante para toda a sociedade” frisou pastor Wanderlei que parabenizou as autoridades policiais por estarem trazendo um benefício para a população de Paraibano, a quem considerou carente. O pastor fez uma oração pedindo para que Deus dê forças a todos a continuarem lutando por justiça e paz.
O secretário de segurança Jefferson Portela, o comandante geral da PMMA coronel Pereira fizeram a entrega da chave da viatura ao comandante da 6ª CI tenente coronel Emerson Bezerra que a repssou ao prefeito de Paraibano Zé Hélio.
O tenente coronel Emerson Bezerra iniciou a série de mensagens das autoridades ao proferir que em poucos dias de administração o prefeito Zé Hélio já está fazendo a diferença na segurança do município. O comandante falou da satisfação em receber o alto comando da segurança do Maranhão e que há dois anos o discurso do governador Flávio Dino está sendo realizado com a interiorização das ações do Estado, e que se concretizam, com o Estado se fazendo presente nos municípios, dando condições aos policiais para que possam combater o crime, fortalecendo a região em termos de segurança pública: “A criminalidade deve ser combatida com peso, com mão de ferro através de armamento pesado, viatura moderna, pessoal treinado e com a colaboração da comunidade nos apoiando” declarou Emerson Bezerra.
O prefeito Zé Hélio manifestou a sua felicidade em receber em nome do povo de Paraibano, uma viatura que irá dar suporte para os policiais, protegendo a todos. Zé Hélio afirmou que a administração municipal vai dar apoio ao sistema de segurança para que a população possa viver em um ambiente mais seguro. O prefeito de Paraibano solicitou: “Eu quero pedir a todos os paraibanenses para dar total apoio a Policia Militar e Polícia Civil, porque eles merecem” ao ser cumprimentado pelo comandante geral da PMMA, coronel Pereira, o prefeito Zé Hélio assegurou: “Estamos aqui para ajudar” no que foi aplaudido.
Coronel Frederico Gomes Pereira em sua mensagem ressaltou a importância dos policiais, falou da sua alegria em fazer parte da equipe e revelou que é mais um soldado da polícia, que essa é a sua missão: “O cargo de comandante é passageiro e não me envaidece. O que me dá alegria é está com minha Tropa, na luta, na guerra, no combate, fui formado para isso” demonstrou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão.
Ao cumprimentar o prefeito de Paraibano Zé Hélio, coronel Pereira disse: “Agradeço ao prefeito José Hélio pelas palavras curtas e grossas sobre o apoio ao nosso sistema de segurança e aos policiais, eu gosto de gente assim, que fala pouco e faz muito” lembrou também de agradecer a Ordem Maçônica, ao delegado regional da polícia civil Dr. Francisco Taveira e demais delegados e autoridades presentes.
Coronel Pereira informou que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que foram recepcioná-los: “Ainda no helicóptero, perguntei ao nosso secretário, se ele não pensava que quem estava chegando era o Wesley Safadão?” brincou o comandante arrancando risos da plateia: “… Mas foi realmente uma grata surpresa porque o nosso secretário de segurança com o apoio do governador Flávio Dino, não tem medidos esforços para investir na segurança pública” afirmou coronel Pereira e declarou que o combate ao crime se tornou uma urgência emergência: “Nós não podemos permitir que quadrilhas de bandidos entrem em nossas cidades e submetem seus munícipes ao vexame e aos nossos policiais também… e aí veio a ideia em conjunto de se criar uma força, utilizando o próprio efetivo das cidades para naquela máxima de que unidos somos mais fortes, com uma força mais bem preparada, bem treinada, mais do que já são, combatermos o crime”.
Coronel Pereira fez uma explanação sobre a eficiência da policia inglesa e observou que a eficiência é resultado da certeza de que a lei é cumprida e que o Brasil também precisa avançar nessa eficiência com leis mais duras, sobretudo cotra o crime organizado.
Coronel Pereira considerou a polícia brasileira como é uma das melhores do mundo. Falou sobre a agressão dos criminosos contra o Estado, contra os policiais e que é preciso mudar essa realidade, onde o indivíduo não se arvora das leis. Ressaltou a entrega da Unidade Tática das Cidades-UTC- e de como vai ser o trabalho de combate ao crime nas três cidades, Pastos Bons, Passagem Franca e Paraibano onde irão dar apoio, principalmente à noite. Agradeceu ao povo de Paraibano pelo carinho dedicado aos policiais e afirmou: “Eu tenho dito: se quiserem o carinho do comandante, cuidem dos policiais, porque eles são anjos que Deus colocou aqui na terra, que mesmo com o risco da própria vida estão dispostos a proteger todos vocês…” e finalizou dizendo: “Tolo é aquele que afasta a polícia de si… A polícia tem que estar próxima pra fazer o que tem que ser feito e bem feito e também para que você possa ver se eles estão fazendo certo ou errado… Porque o cidadão, esse sim, é o verdadeiro oficial da polícia, de fato e de direito, o fiscal da polícia é o cidadão, é para ele que nós trabalhamos, tanto é que nós estamos aqui…”
A mensagem do secretário de segurança pública Jefferson Portela durou meia hora, com boa oratória, filosofias, questionamentos, solicitações e esclarecimentos, o secretário cativou o público a interagir e a refletir. Elogiou o prefeito Zé Hélio pela postura de humildade e alegria que contagia os cidadãos por onde passa: “Vi essa alegria no sorriso de cada cidadão e cidadã ao lhe cumprimentar, quando estávamos vindos em seu carro até aqui, a cada cumprimento o senhor respondia com um aceno alegre e é para isso que existe o poder, que é levar a felicidade e alegria à todos, é esse o caminho uno da autoridade pública, não é para infernizar a vida da população, infelicitando, criando problemas, desviando recursos do hospital, do asfalto, da luz, da água, da moradia, gerando uma tragédia social e pisando no povo…” pontuou o secretário de segurança do estado Jeffersson Portela “…Não é para isso que as autoridades foram constituídas e eu vejo que a população está com esse sentimento no coração por que cumprimentou o senhor, não com formalidade de saudar uma autoridade de cara amarrada, mas com um sorriso de cidadão cumprimentando um chefe do executivo municipal por ele escolhido, é uma alegria encontrar o senhor esta tarde…” revelou Jefferson Portela ao prefeito Zé Hélio.
O secretário de segurança pública do Maranhão fez uma síntese das mudanças no Estado realizadas pelo governo Flávio Dino, do resgate da cidadania do povo maranhense, da recepção do povo de Paraibano, elogiou o tenente coronel Emerson Bezerra pelos trabalhos desenvolvidos na região, e deu uma lição sobre a responsabilidade e atribuições do servidor público, chamou a atenção para o papel do casamento, da família, da educação dos filhos, e da sociedade.
Segundo Jefferson Portella, o servidor público é apenas um gestor, o verdadeiro chefe do poder público é o povo, conforme com a Constituição Federal.:”Infelizmente parece que apagam essas letras e alguns que pensem que por serem eleitos é que são dono do povo para dá ordens, mandar e desmandar na população, isso náo pode! O povo é que é o chefe maior do Poder Público Brasileiro, do poder público constituído e destinatário direto dos serviços e portanto quem vai ser servido, tem o direito de querer ser bem servido eo papel do servidor público é servir bem, com qualidade em todos os minutos de todas as horas” filosofou o secretário sendo aplaudido.
O secretário pediu a todos que sejam cultores da paz: “É preciso arrancar do nosso peito a cultura da violência, da arrogância e da prepotência… temos que gerar uma cultura de paz para as gerações que vem nos suceder”.
Jefferson Portela chamou a atenção para os números da violência doméstica, praticados pelos maridos contra a mulher. Conforme o secretário, a cada hora uma mulher é espacanda no Brasil, a cada três horas uma mulher é atingida gravemente e vários homicídios acontecem dentro dos lares praticados pelos maridos. O secretário perguntou ao público: “A polícia mora dentro das casas desses casais?” após o silêncio completou “Não mora! quando a senhora se casa com o cidadão e o cidadão se casa com a senhora qual é o juramento que fazem?” questionou interagindo com o público “será que eles juram: vou viver com você até a hora de te matar? é isso que se declara?” levando o público a refletir. o secretário alertou para a educação dos filhos e criticou os pais que deixam crianças andar tarde da noite nas ruas. O secretário de segurança do Maranhão completou a oratória falando da violência gratúita em que as pessoas estão vivendo atualmente e que não se justifica, pediu para que todos tenham mais prudência mais calma, mas gentileza e menos falta de educação.
Jefferson Portela destacou as ações que estão sendo feitas contra o crime organizado no Maranhão: “A decisão do governador Flávio Dino é fazer valer a força do Estado contra a força do crime. Isso é decisão de Governo e a decisão será cumprida pelo Estado. Nós não vamos recuar jamais, diante da força criminosa, não há a menor chance, nem a menor possibilidade. O crime no Maranhão é que vai dar marcha ré, porque cumprindo o comando do governador nós vamos partir para cima dos bandos de criminosos e retirá-los do nosso Estado, prendê-los” afirmou Jefferson Portela e completou ” Algumas cabeças imcompreensivas nos acusam de usar a Força do Estado com muita força. Não é verdade ! Nós usamos a Força do Estado dentro dos limites da lei” e deu números do combate a violência no Maranhão ” Seis quadrilhas de assaltantes de bancos tombaram em confronto com a polícia do Maranhão. Tombaram porque enfrentaram a polícia, se se entregassem estariam presos, mas não! preferiram atirar em nossos policiais e a resposta do Estado veio e seis quadrilhas de assaltantes de bancos tombaram… Os outros nós prendemos e estão encarcerados. Duzentos e trinta e sete assaltantes de bancos foram presos pelas policias civil e militar do Maranhão. Cem por cento dos casos elucidados e eles presos e marcha vai continuar” afirmou Jefferson Portella.
Fez uma explanação sobre a Unidade Tática das Cidades-UTC-, justificou as visitas que fazem pelos municípios do Estado e prometeu que dentro de três meses voltam a Paraibano para ver como anda a implantação do programa de segurança.
O cerimonial da PM, que ministrou a solenidade fez uma explanação sobre o conceito da Unidade Tática das Cidades-UTC- que foi idealizada pela secretara de segurança Pública e pelo Comando Geral da PMMA e consistem em um agrupamento especial de força policial, composto por viatura, armamentos especiais de grosso calibre, policiais treinados e tem por finalidade implantar a 6ª Unidade Tática das Cidades-UTC- que irá realizar o policiamento nos municípios de Pastos Bons, Passagem Franca e Paraibano.
O Destacamento Policial da cidade de Paraibano subordinado a 6ª Companhia Independente contemplado com a 6ª UTC será um suporte no combate aos assaltos às instituições bancárias e a criminalidade no Médio Sertão Maranhense.
O encerramento da solenidade aconteceu com a amostragem dos armamentos para as pessoas, oferecido um coquetel e em seguida todos foram convidados para conhecerem as melhorias feitas no Destacamento da Polícia Militar em Paraibano, localizado na BR 135.
A solenidade teve a presença do supeerintende de articulação política na região Jardel Miranda, do delegado de Paraibano João Marcelino, delegado Romulo Osiris de São João dos Patos, delegado João Carlos de Buriti Bravo, delegado Carlos Amaral de Passagem Franca, delegado Firmino de Barão de Grajaú, delegada Juliana da delegacia da Mulher de São João dos Patos, delegado Antonio Luis, delegado Jaílson de Pastos Bons, representantes da Maçonaria, Dr. Daniel Veloso presidente da subseção da OAB no Maranhão, Ednaldo Quirino gestor regional da AGERP, maria Raimunda P. da Silva gestora regional de educação S.J. dos Patos, edson barbosa da FATAEME, Bruno da CIRETRAN S.J. dos Patos, Dr. Manoel Santana advogado, Sargento R Santos da PM de Paraibano.
Abaixo fotos do evento.