PLENÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PARAIBANO.
A Secretaria Municipal de Educação de Paraibano realizou na manhã desta terça-feira (7), na Escola Dr. Adonias Lacerda a 1º Plenária de Educação da rede municipal de ensino.
Uma média de 300 professores participaram da Plenária que teve por objetivo passar informações sobre o Calendário Escolar, justificar a demora do início letivo e lotação os professores.
Fizeram-se presentes além dos profissionais da educação, o secretário de finanças Almiran Pereira, o chefe de gabinete do prefeito Railton Sousa, a secretária de educação Doralina Coelho, a secretária adjunta Césia Margarethe, a presidente do sindicato dos professores de Paraibano Maria Aparecida (Cida), o pároco Iran Brito, a secretária de meio ambiente Claudene Campos, a professora Geralda Alves, a coordenadora da Biblioteca de Paraibano Sra. Ducarmo Brito, a vereadora Ana Célia, os vereadores João Marcelo, Ricardo Campos, Dênis Nascimento e Francisco Leite da Costa.
O padre Iran Brito abriu a reunião lendo a passagem bíblica de Mateus cap. 25 ver. 14-30 e leu uma mensagem conclamando os professores a refletirem sobre a consciência de uma caminhada que transforme os alunos em pensadores: “Deve-se buscar sempre a meta de se fazer uma “educação de pensar” pautada pelo humanismo cristão solidário, tendo em vista a promoção de uma educação qualitativa” disse o padre “Façam da escola onde vocês foram lotados, uma Escola de Excelência em Ensino! Pois este é o desafio do professor e da escola: Provocar no ser humano o ato de pensar” filosofou o pároco. Em seguida abençoou a todos.
A secretária de educação de Paraibano professora Doralina Coêlho de Sousa, deu boas vindas aos professores, leu mensagem e fez explanação de como foi encontrada a secretaria de educação, de acordo levantamento feito pela própria secretária.
Doralina Coêlho chamou a atenção para os problemas físicos das escolas e que as aulas demoraram por que o prefeito teve que fazer reformas em todas escolas da zona urbana e rural com recursos próprios.
A secretária informou sobre os roubos nas escolas, sobre carteiras e móveis destruídos, limpeza dos prédios e entorno ,sobre o recadastramento de profissionais e mudanças na lotação, do novo depósito para a merenda escolar, das reduções de horários, da inadimplência da prefeitura segunda Doralina Coelho, não foram depositados de outubro a dezembro mais de 120 mil reais de INSS e que o prefeito Zé Hélio está negociando a dívida em 60 meses para quitar o débito, etc. entre outras situações.
O coordenador geral de educação Marcos do Pereira fez uma demonstração da queda do IDEB na rede municipal de educação nos últimos dez anos e alertou para o pequeno número de matrículas o que pode comprometer os recursos da educação para o município. Houve protesto dos professores quanto ao Calendário Escolar que prevê aulas nos sábados e julho, mas após reclamações, ficou acertado que esse item pode ser votado em nova reunião pelos profissionais de educação.
O chefe de gabinete Raílton Sousa mostrou o esforço do prefeito Zé Hélio em investir na educação, e fez uma resumo das ações positivas do prefeito no setor, a exemplo da reforma das escolas, do conserto de alguns ônibus escolares, do pagamento dos salários e repasse juntos, e das aquisições prometidas pelo governador da reforma da Escola Edson Lobão e Farol da Educação, entre outros benefícios. O chefe de gabinete pediu paciência e agradeceu a todos os professores enaltecendo o trabalho na educação e desejando um Feliz Dia das Mulheres para as professoras e servidoras em geral.
Após os cumprimentos finais foi iniciada a lotação dos professores.
Abaixo Todas fotos do Encontro: Todas as fotos clicadas por Léo Lasan.