CAMPANHA MAIO AMARELO 2017 É LANÇADA NO SERTÃO MARANHENSE
A 15ª CIRETRAN de São João dos Patos deu início a Campanha “Maio Amarelo”, neste domingo (7) na cidade de Passagem Franca, durante o aniversário de 182 anos do município. Na ocasião foi realizado trabalhos educativos de conscientização no trânsito.
Logo na abertura foi promovido um passeio ciclistico com apoio da Sec. de Educação. Na Praça de Eventos, palco das comemorações do aniversário da cidade houve novas ações da 15ª CIRETRAN. Houve sorteio de 5 capacetes e 01 habilitação categoria “A”.
Em passagem Franca a CIRETRAN contou com o apoio poiaram das empresas parceiras como a Mearim Motos, Bartolino Multimarcas, Auto Escola Santo Anotnio, Marquinho do Paredão, e Guarda Municipal de Passagem Franca.
A abertura da campanha foi realizada no dia 6 de Maio no Palácio dos Leões em São Luis com a presença do Governador do Maranhão Flávio Dino.
Aqui no Sertão foi iniciado neste domingo. A campanha vai percorrer também as cidades de Pastos Bons, Sucupira do Norte, Paraibano e Barão do Grajaú.
Maio Amarelo
A campanha tem por objetivo reduzir o número de acidentes.
Durante todo o mês haverá diversas ações como palestras em escolas e corridas de conscientização, além de blitz e fiscalização, que já acontecem regularmente.
O Maranhão tem uma frota de aproximadamente 1,56 milhão de veículos, sendo 60% motocicletas e motonetas, o que aumenta a importância das ações de fiscalização e conscientização. Os veículos motorizados de duas rodas respondem por 74% das vítimas nas indenizações pagas por morte e invalidez permanente.
O Maio Amarelo deste ano terá ações em 123 municípios maranhenses, acima dos 84 do ano passado. A meta para as próximas campanhas é chegar a todos as 217 cidades do estado.
O tema desse ano é “A Minha Escolha Faz a Diferença”, o objetivo é fazer com que a sociedade reflita sobre o tema, sobre o trânsito que temos e o trânsito que queremos ter e principalmente que se conscientize que são as nossas escolhas pessoais que são as responsáveis por isso”, pontua a diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Larissa Abdalla.
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional. O Brasil é o quarto país em número de mortes no trânsito, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). São cerca de 50 mil mortes todos os anos. Ou uma a cada dez minutos. O país desembolsa R$ 56 bilhões com acidentes de trânsito.
No interior do Maranhão a situação grave da falta de habilitação, falta do uso de capacete, mistura de bebidas alcoólicas com direção e altas velocidades, entre outras falhas, tem lotado os hospitais, sendo que 90% dos casos onde há fraturas, os acidentados são encaminhados para o Socorrão em Presidente Dutra, distante das cidades da região. O calvário dessas pessoas começam logo nas primeiras horas, geralmente sem atendimento adequado, são transferidos horas depois e em muitas cidades a falta de transportes é outro problema, quando finalmente chega no Socorrão em Presidente Dutra a fila para ser atendido é outra batalha para conseguir leitos, gastos financeiros são feitos, desde os parentes até a outra ponta o governo municipal e estadual. Esse quadro não é muito animador. O trânsito no Brasil é uma guerra. E as principais vítimas são os que conduzem motos, são jovens que ficam com sequelas ou vão a óbito, deixando um rastro de sofrimentos para os familiares. A Campanha deve ser adotada por todos como forma de tentar mudar essa realidade.
Em São João dos Patos o Diretor da 15ª CIRETRAN, Bruno Guimarães e sua equipe, tem feito um trabalho exemplar, com parcerias em várias cidades onde tem levado palestras e ações que devem ser apoiada pelas autoridades e população em geral.