quinta-feira, novembro 21, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: ALUNOS DÃO EXEMPLOS DE SOLIDARIEDADE.

Alunos da Escola Newton Bello. Exemplo.
Alunos da Escola Newton Bello entregando doações à família. Exemplo.

A solidariedade do povo patoense nesta semana (3 a 9) foi exemplar para a região. Muitas pessoas ao saberem do incêndio que consumiu uma residência na noite desta terça-feira (04), em um bairro da cidade, se mobilizaram via internet, e arrecadaram alimentos e roupas.

Diversas escolas fizeram campanhas de arrecadação e foram ao local amenizar a família que tinha perdido todos os bens materiais.

O que chamou a atenção foi à sensibilização principalmente de alunos das escolas da rede municipal. A Escola Newton Bello no centro da cidade se uniu para coletar roupas e alimentos. A professora de arte Socorrinha se empenhou em convencer os alunos para o bem ao próximo. Os professores também colaboraram com os donativos.

Um grupo de alunas foi de sala em sala nos turnos das aulas da instituição, conversando com os colegas e sensibilizando-os da situação da família de Eurides e de seus filhos sendo duas adolescentes e um adolescentes que ficaram só com a roupa do corpo. Na tarde de sexta-feira o diretor da Escola Newton Bello, Joãozinho e a coordenadora Eliene, além da professora Socorrinha e  alunas e alunos foram fazer a entrega dos donativos à família carente. A felicidade ao receber os donativos foi emocionante.

A Escola Newton Bello em São João dos Patos tem alunos na sua maioria vindos da zona rural e muitos inclusives os que moram na cidade são filhos de famílias também carentes. Mas isso não diminuiu o sentimento de solidariedade dos mesmos.O exemplo dos alunos serve para mostrar que ainda existe amor ao próximo, ainda que muitos estejam em situação de carências.IMG-20170708-WA0017

PARA ENTENDER

Uma residência pegou fogo no início da noite de terça-feira (04), na Rua do Açude Grande como é conhecido o local da tragédia.

Segundo informações de vizinhos, na residência morava Dona Eurides e família.

Informações de populares informam que o incêndio foi causado por um curto circuito.

Por sorte não havia muitas  pessoas na casa. Segundo informaçãoes apenas um gartinho que gritou quando o fogo já tomava de conta dos ambientes. Foi socorrido por vizinhos. A noite de terça foi triste para todos, porém na manhã de quarta-feira (05), a família teve a ajuda de pateoenses e uma pessoa conseguiu arrumar uma casa para que a família possa morar, enquanto se resolve a situação. (texto extraído do site de Antonio Luis S.J.Patos)

EM TEMPO

O incêndio na residência em São João dos Patos, com todo respeito e os sentimentos de apoio aos familiares de Dona Eurides, serve para as autoridades (todas elas desde políticas, judiciária, PROCON, Ministério Público, etc.) como um alerta para que se busque junto a quem de direito cabe, a proteção às famílias quanto à questão de incêndios na região.

IMG-20170707-WA0055Para não chover no molhado, nem queimar cinzas, nunca é tarde para soar a sirene de que é preciso um Corpo de Bombeiros nessa região imensa que vem de Presidente Dutra a Mangabeiras, descamba para o Parque e Mirador e desce e sobe cidades do sertão maranhense. São milhares de maranhenses que estão à míngua se algum comércio, casa de família, escola, hospital ou qualquer ambiente que conglomere pessoas chegar a ter um incêndio. Ano passado uma loja em São João dos Patos, pegou fogo, até hoje o proprietário conta os prejuízos, mas os impostos são impiedosos e chovem em cima como torrente.

Não  se tem conhecimento de nenhum projeto concreto das autoridade (quase todas elas, repito) buscando esse tipo de benefício. Houve um pedido da Polícia Militar para que seja implantado um destacamento de bombeiros em S. J. dos Patos. Mas ainda não se sabe do resultado desse pedido. Como daqui há alguns meses vai começar o maior incêndios de fogos de artifícios no Estado, por causa das próximas campanhas políticas, talvez até lá surja um “iluminado” para resolver a situação, mas que não seja apenas chuvas de verão…

Enquanto isso as crianças, adolescentes e jovens das escolas vão dando exemplos para serem seguidos pelos adultos, inclusive algumas “autoridades”. É uma parcela de pequenos cidadãos e cidadãs que acredita no próximo e ajuda de verdade.

IMG-20170708-WA0028