PARAIBANO: SEGUNDA NOITE DA SEMANA CULTURAL TEM GINCANA, DANÇAS E HOMENAGEM.
A segunda noite da Semana Cultural de Paraibano, realizada na noite desta quinta-feira (13) atraiu uma multidão para prestigiar o evento. Durante todo o dia, jovens correram contra o tempo para organizarem suas equipes para a disputa da Gincana Cultural e pela apresentação valeu todos os esforços dos componentes das equipes Alfha, Arrocha o Nó e Guerreiros da Paz. Todos caracterizaram seus participantes e homenagearam a dupla sertaneja Vítor e Leo, além de vaqueiros com bandeiras, reis e raínhas.
Na Praça Sérgio Coelho o espaço foi abrilhantado pelas escolas municipais: Januário Dias, João Paraibano, Padre Dante, Zélia Maria da Cruz,Adonias Lacerda (Anexo) e a Creche Tia Zezé que apresentaram danças. O cerimonial do evento foi apresentado pelo coordenador de cultura Jarbas Reis e a secretária adjunta de educação Césia Margarethe. A mesa do júri para a Gincana Cultural foi composta pela primeira-dama Dilma Lima, vereador João Marcelo, diretor de juventude Caio Martins e as professoras Francisca Noleto, Akílcya, Sabrina, Luziene e Zezinho. Participaram do evento o vice-prefeito Francisco Noleto, a secretária municipal de meio ambiente Claudene Campos e a secretária de assistência social Carol Veloso. A secretária municipal de educação Doralina Coêlho optou por ficar apoiando as professoras e profissionais nas barracas, onde o público se encontrava. A Biblioteca Municipal de Paraibano por meio da blibliotecária Maria Ducarmo Brito montou uma barraca com livros infantis e culturais. O contador da prefeitura Plínio e sua esposa prestigiaram o evento. A turma do curso de Assistência Social também instalaram barraca de guloseimas caipiras.
A Escola João Paraibano fez uma homenagem ao professor Evanildo Ferreira (Manim “in memorian”) por meio da dança do Bumba Meu Boi e suas índias. O “Boi Mistura” primeiro boizim feito em Paraibano foi trazido para a homenagem. Muitas pessoas se emocionaram com a lembrança ao professor que foi um dos maiores incentivadores da cultura local.
Houve as seguintes danças: Dança do Pandeiro – Creche Tia Zezé, Dança da Preguiça- Escola Januário Dias de Carvalho, Dança do Abano- Escola Padre Dante, Dança do Xaxado-Forró- Escola João Paraibano, Dança Afro – Escola Zélia da Cruz, Dança do Carimbó – Escola Dr. Adonias Lacerda (anexo).
As equipes de gincanas desempenharam baterias de tarefas, como desfiles de reis e rainhas, monólogo sobre a história da vaquejada de Paraibano, toadas, aboiadas e locução de vaquejada, além de respostas a perguntas de conhecimentos gerais. O júri avaliou, anotou, e hoje sexta-feira e amanhã sábado (final) continua a avaliação da gincana que pagará um prêmio de R$ 1.500 para aequipe vencedora e R$ 500 para a segunda colocada.
A Prefeitura de Paraibano tem se destacado com total apoio aos eventos culturais, esportivos e se prepara para a grande vaquejada que falta apenas uma semana para a abertura. Turistas tem chegado a cidade e o movimento está grande. O prefeito Zé Hélio tem sido elogiado por proporcionar eventos para animar
e trazer de volta a imagem de cidade hospitaleira e pacata, aos turistas e aos filhos da terra, que retornam e se sentem felizes em rever os amigos em um ambiente familiar. Como transmite o slogan do cartaz da Semana Cultural: “Todos distintos, Todos iguais” afinal somos um só povo e buscamos a paz.
A Semana Cultural é uma mensagem de esforços pelo lazer, pela tradição do seu povo e faz bem em homenagear pessoas pacíficas e lutadoras pela cultura aexemplo do professor Manim, mostrar ao público o boizinho criado por ele para a Pastoral da Juventude, junto com a irmã Gemma Gallioto, Francisquinha e muitas senhoras que educaram e educam seus filhos para a cultura da paz.
Até o momento, o evento na Praça Sérgio Coelho, transcorre de forma ordeira, pacífica com o apoio da Polícia Militar e prinipalmente com a participação popular que sente os novos ares de tranquilidade que Paraibano vai resgatando. A cultura tem esse poder. Parabéns.
FOTOS: Leo Lasan