PARAIBANO: SHOWS DE SÁBADO E DOMINGO DE VAQUEJADA TEM RECORDE DE PÚBLICO
PREFEITO SE EMOCIONA AO TER SUA TRAJETÓRIA DE VIDA LEMBRADA E ENTREGA TROFEU À SUA MÃE.
A Casa de Show do Parque de Vaquejada Antonio Pedro em Paraibano nunca esteve tão cheia como na noite deste sábado 22/07, para os shows de Dorgival Dantas e Toca do Vale. chegou a faltar água de coco e algumas bebidas devido ao alto consumo. Mas a organização da vaquejada providenciou e resolveu o problema repondo os estoques para alegria dos forrozeiros. Outro dado positivo foi divulgado nesta segunda-feira (24) após o evento, pelo comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar do Maranhão, Tenente Coronel Emerson Bezerra da Silva: “Houve pouquíssimas ocorrências, o que contribuiu para que o evento transcorresse em clima de paz e harmonia, coroada de êxito” diz a mensagem publicada pelo comandante em redes sociais.
No sábado durante o cerimonial de abertura oficial, conduzido pelo locutor maranhense Faustino Carvalho, foi anunciada a entrada das autoridades e trouxe para a arena do parque, os vaqueiros riograndense Junior Latércio e o goiano José Luis Miranda (os dois considerados como os melhores do Brasil), ambos entraram na arena sobre cavalos, portando bandeiras e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, veio a rainha da vaquejada, além dos filhos e netos de João Silvestre o criador da vaquejada de Paraibano. Geraldo as irmãs Glória e Cida receberam das mãos do vice-governador do Maranhão Carlos Brandão, um troféu em homenagem a João Silvestre, falecido no mês passado.
Além da presença do vice-goverdador do Maranhão, estiveram presentes o secretário de comunicação e articulação política do governo, Sr. Márcio Jerry, o secretário estadual de agricultura familiar Adelmo Soares, das prefeitas Iriane Gonsalo de Pastos Bons e de Maíra de Nova Iorque, o prefeito Zé Hélio e secretariado, sua mãe Magnólia Pereira, a irmã Alciene, a primeira dama Dilma Lima, os vereadores Murilo, Denis Nascimento, João Marcelo, Lucimar Sá e Ana Célia. Almiran Pereira (irmão de Zé Hélio) secretário municipal de finanças foi lembrado em mensagem de apoio ao evento (Almiran não pode comparecer por estar se recuperando de problemas de saúde).
O vice-governador Carlos Brandão durante discurso, falou da importância da vaquejada e destacou o Dia Nacional do Vaqueiro, criado por ele quando foi Deputado Federal: “Essa data foi uma inspiração que tive para fazer uma homenagem justa para aquele que desbravou os sertões e marcou a pecuária ” disse Brandão ” Também lutamos para que a vaquejada não acabasse e fosse mantida como patrimônio cultural do Brasil, uma festa tradicional, principalmente no Nordeste” lembrou o vice-governador que elogiou o prefeito Zé Hélio por proporcionar à população atrações ao trazer grandes bandas e artistas renomados, bem como uma das maiores premiações da vaquejada. Brandão lembrou-se da amizade que teve com João Silvestre criador da vaquejada de Paraibano e entregou um troféu para os filhos do mesmo, enaltecendo a contribuição de João Silvestre na evolução da vaquejada de Paraibano e da região.
Foram entregues troféus em homenagens para as pessoas que se dedicaram a vaquejada de Paraibano e autoridades, a exemplo dos vaqueiros, de Gordo do Suíno responsável por todo o aparato dos vaqueiros, animais e corridas, às autoridades Márcio Jerry, Adelmo Soares e Carlos Brandão, entre outros.
O locutor Faustino ao falar sobre Zé Hélio de sua trajetória de vida lembrada como um menino pobre e trabalhador, assim como muitos conterrâneos que tiveram que sair de sua terra natal por falta de oportunidades e ir buscar sobrevivência em outras terras, sofrer, voltar e se tornar prefeito para ajudar seu povo, sensibilizou muitas pessoas nas arquibancadas e arrancou lágrimas de Zé Hélio, que abraçado à mãe Magnólia não conteve a emoção. Ao receber o trofeu como pessoa que ajuda no desenvolvimento da cidade (Zé Hélio é empresário, gera empregos e a economia do município) ele repassou a homenagem para as mãos de sua mãe em um gesto de carinho e reconhecimento à importância da família.
Houve momentos religiosos com a entrada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida padroeira do Brasil e dos vaqueiros, homenagens aos aniversariantes a exemplo do vaqueiro goiano José Luis Miranda, a filha do pecuarista Mauro Porto, além de cascata de fogos de artifício e shows pirotécnicos.
A organização da vaquejada foi aplaudida pelo grande público em reconhecimento ao profissionalismo, mesmo sendo essa a primeira vez que mostram suas habilidades em um evento desse porte: “Parabéns, tudo bem feito, organizado, alegres e bem simpáticos” disse um turista de Goiânia, que veio pela primeira vez ao evento.
SHOWS.
Por volta das 21 horas a fila para entrar no espaço na casa de show era gigantesca.
Os shows de Dorgival Dantas e Toca do Vale foram recorde de público. Chegou a faltar água de coco já no segundo show, mas a organização rapidamente providenciou a reposição do produto. O promotor de justiça, o delegado de Paraibano, prefeitos de várias cidades, profissionais de destaques em diversas áreas a exemplo dos médicos Dr. Zequinha, Dr. Hélder, Dr. Carlos Renato, todos radicados em Teresina, advogados como Paulim do Carvalho, Daniel e João Marcelo Veloso, Lanusa, Ferdinan Júnior e o Deputado Estadual Wellington do Curso marcaram presença no show.
Dorgival Dantas desfilou seu repertório de forró romântico, fez potpourri de músicas juninas e afirmou que enquanto for compositor suas músicas serão para expandir o romantismo e as letras falarão sempre a favor dos relacionamentos sadios que enalteçam o amor. A citação foi uma referência as atuais músicas, onde os chavões pregam o sexo sem compromisso, a traição, e a falta de sentimentos verdadeiros. Foi aplaudido pelo público.
Toca do Vale incendiou a noite. O cantor animadíssimo, com as músicas de pura diversão em estilo forronerão, agradou em cheio a galera que queria movimentar o esqueleto e cair ainda mais no forró. Show top. Considerada uma das melhores bandas em eventos de vaquejada, Toca do Vale foi elogiadíssima e a galera pediu bis.
Todos cantaram o hit “Farra do Vaqueiro”: – “bota bebida pro vaqueiro, que o vaqueiro quer beber…
Quer beber! Quer beber!” (diz o refrão da música dos vaqueiros) imagina o que acontecia com a festa com esse pedido?
Como já passava das três da madrugada e com teor de álcool e hormônios altos, a galera foi a loucura, cantou e dançou junto a batida do Toca do Vale.
A melhor noite da vaquejada terminou com os raios da alvorada avisando para a galera se acalmar, ir para casa, descançar para depois poder curtir mais um dia do evento na noite de domingo com novas atrações, de bandas locais e Zé Cantor do Solteirões do Forró e de graça.
Também foi outro show lotado, fechando a vaquejada de Paraibano, de forma positiva e acima de tudo pacífica e presença de muitas pessoas que elogiam o evento em redes sociais e promentendo voltar no próximo ano.
Reportagem:Leo Lasan