PASTOS BONS: CIDADE TEVE ANIVERSÁRIO DE 253 ANOS.
A prefeita de Pastos Bons Iriane Gonçalo seguiu uma maratona de inaugurações e ações nos dias da programação do aniversários da mais antiga cidade do sertão maranhense. Pastos Bons completou 253 anos de emancipação política no dia 28 de julho, última sexta-feira.
Logo na manhã de sexta-feira a prefeita e sua comitiva realizou a inauguração da Academia de Saúde Maria Teresa, calçamentos em diversas ruas, Quadra Poliesportiva Ferreira da Silva e ainda foi até os povoados Várzea do Meio e Orozimbo onde inuaugurou a Escola Municipal Temístocles Teixeira e calçamentos de passarela a margem da BR 230 .
Na programação vespertina foi a vez de apoiar os eventos esportivos entre outras ações e inaugurações, reformas e ampliações. Participou de evento na Academia de Letras, festividades em escolas, etc.
No sábado novos encontros com os “Amigos do Pedal” grupo de ciclistas, e a tarde a já famosa cavalgada com a presença da princesa rep
resentante do município na Exporsertão há dois meses em S.J. dos Patos.
No domingo dia 30, outra bateria de inaugurações, eventos, encontros, etc. E para finalizar a noite no Festejo de São Bento, padroeiro da cidade, houve (após celebrações religiosas) um grande show com a banda Toca do Vale.
Entre as autoridades presentes ao evento, o vice-governador Carlos Brandão, que visitou a cidade no dia do aniversário.
Um empresário local do ramo de entretenimentos levou para a cidade o famoso Xandy e Aviões do Forró e Toca do Vale. Acertou em cheio e lotou os espaços com turistas e moradores, ávidos por lazer.
O município aniversaria no mesmo período do festejo de São Bento padroeiro da cidade. barracas, brinquedos, bares, danceterias, atrairam o público. A igreja sempre lotada de fiéis chamava a atenção para o comprometimento com a palavra de Deus.
As comemorações foram realizadas na parte alta da antiga Pastos Bons, onde existe um casario, e outros monumentos da época da criação da cidade, a mais antiga do sertão maranhense. Destaque a Casa da Memória de Pastos Bons, um espécie de mine-museu, onde relíquias tanto da cultura como da ciência, a exemplo de fósseis e utensílios estão expostos para o conhecimento do visitante. Vale a pena dar uma conferida nesta riqueza, mesmo fora do período festivo. A todos os pastobonenses nossos Parabéns pela passagem dos 253 anos da cidade mãe do sertão maranhense.