PARAIBANO: LANÇADO CURSO DE COOPERATIVISMO PELO IFMA.
Foi lançado com aula inaugural na manhã de sábado 03/03 o curso Técnico em Cooperativismo, oferecido na modalidade EAD (Educação à Distância), pelo IFMA- São João dos Patos em parceria e Governo do Estado do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Paraibano – através da Secretaria Municipal de Educação.
O local foi na Escola Municipal Desembargador Sarney Costa, bairro Subestação em Paraibano.
Uma equipe do IFMA-SJP, coordenado pelo psicólogo Aluísio José Gonsalves coordenador do Médio Tec/SJP, veio para o lançamento e aula inaugural. Marcela Barros coordenadora do curso, Carlos Henrique Amaral diretor de ensino, Iago suporte AVA/SJP, Elisângela Tavares chefe do departamento de extensão e relações institucionais ao qual o Medio Tec Pronatec está vinculado.
O Curso funcionará na sala de informática da escola e 50 alunos que foram matriculados e têm carga horária de 800 horas com previsão de conclusão de um ano e meio.
O cursos é ofertado no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica como mais uma alternativa para o jovem. O jovem que conclui o curso tem a possibilidade de trabalhar no mercado na área e estará apto prestar assistência técnica a cooperativas. Elaborar e desenvolver projetos além de poder trabalhar em Cooperativas, Empresas de consultoria, Instituições públicas, privadas e do terceiro setor ou ser um profissional autônomo.
No encontro participou o vice-prefeito Francisco Noleto Coelho (Chico do Zé Viado), os vereadores Ricardo Campos e Denis Nascimento, a secretária municipal de educação Doralina Coelho, a gestora regional de educação Geralda Alves, o coordenador do polo José Arimateia de Carvalho, Tomaz Aquino tutor presencial, Elza Macedo gestora da escola sede do polo, Luciete apoio operacional do polo e secretarias municipais Claudene Campos e Caroline Veloso, a diretoras da escola Epitácio Pessoa Rosa Brito e Simonia e demais professores.
Para o coordenador do polo professor José de Arimateia os jovens que iniciam o curso devem aproveitar a oportunidade ao máximo através dos programas e projetos: “A gestão municipal está pactuando e trazendo para Paraibano essa importante forma de incluir esses jovens no mercado de trabalho como profissionais qualificados” afirmou.