S. J. DOS PATOS: SELEÇÃO PATOENSE VENCE SELEÇÃO SUCUPIRENSE NA II COPA UNIÃO MASTER
“Ele ainda está no hospital em coma” disse um jogador da seleção de Sucupira do Norte na tarde desta quarta-feira (14) em São João dos Patos durante partida entre as duas seleções de veteranos no Estádio Municipal Celsão.
O jogador se referia ao vice-prefeito de Sucupira do Norte, Artur da Polpa, que no domingo (11) após passar mal deu entrada em um hospital de São Luís, foi atendido e diagnosticado com morte cerebral, horas depois teve reações, revertendo o quadro e segue internado em UTI (o caso viralizou em grupos de whatsapp com muitas mensagens de apoio a recuperação).
Por esse incidente de saúde o jogo que deveria acontecer no domingo (11) foi adiado para quarta-feira (14) em São João dos Patos entre a seleção da casa e Sucupira do Norte pela terceira etapa da II Copa União de Futebol Master 2018. A competição teve início no dia 24 de fevereiro deste ano em Colinas, reunindo 12 equipes de diversos municípios.
No jogo desta quarta-feira em São João dos Patos, a partida teve execução do hino nacional, mas não foi lembrado de dedicar um minuto de silêncio ou oração pela recuperação de Artur da Polpa, muito menos em homenagem ao ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bebeto de Freitas falecido na terça-feira 13, apesar do técnico da seleção patoense Evaldo Sousa ter mencionado a homenagem, mas não ter sido ouvido pelo trio de arbitragem. A torcida para uma quarta-feira de futebol a tarde foi pequena. Nenhuma autoridade se fez presente.
No início da partida a Seleção de São João dos Patos dominou e logo aos 9 minutos o camisa 10, Bernaldino, fez o primeiro gol. Com um jogo sem muito lances perigosos por parte da seleção de Sucupira do Norte, que não tinha inspiração, talvez pelo momento delicado (o vice-prefeito é desportista e faz parte da seleção como jogador, em fevereiro do ano passado jogou pela seleção em Paraibano em jogo amistoso).
O segundo gol foi da Seleção de São João dos Patos foi do atacante Dêgol. Ao final e a seleção de veteranos patoense venceu a partida por 2 a 0.
PARA ENTENDER
A II Copa União Master Intermunicipal de Futebol tem a participação de 12 equipes de cidades da região do sertão maranhense, de Governador Archer, Governador Luis Rocha, fortuna, Presidente Dutra, entre outras. Paraibano não está participando.
Colinas é atual campeã e agora busca o bicampeonato, e pelas partidas disputadas pode chegar ao título. Conforme disse o técnico da seleção patoense em entrevista os site Paraibanonews, Colinas vem vencendo de goleada todos as partidas e em apenas três jogos já alcançou a liderança com 9 pontos na tabela. Seguido de Buriti Bravo com 7 pontos em 3 jogos, e agora São João dos Patos, Sucupira do Norte e em último está Pastos Bons.
Essas seleções estão no Grupo C da II Copa União de Futebol Master que é formada por 4 grupos e esta já é a terceira fase faltando 3 rodadas, conforme informou Evaldo Sousa.
A II Copa tem previsão da final para o dia 17 de junho e será realizada na cidade conforme a classificação das duas últimas seleções.
A II Copa União de Futebol Master é um campeonato com atletas de 40 anos, sendo permitido até 2 jogadores de 39 anos, e até 5 jogadores de fora da cidade da equipe correspondente. A premiação é de 6 mil reais para o campeão, 3 mil para o vice, 250 reais para artilheiro e 250 para o melhor goleiro.
Em 2017, apenas 8 equipes participara da Copa na primeira vez da competição. Este ano, o número passou para doze.
“Queremos que os nossos jogadores mesmo não sendo profissionais, tenham responsabilidade, comprometimento,
disciplina”, afirmou o ex-jogador profissional Júnior Maranhão que é secretário municipal de esporte em Colinas e um dos organizadores da Copa. Para ele, o campeonato de 2017 foi um sucesso e o deste ano está sendo ainda melhor. “O principal objetivo é ensinar aos jogadores a importância de viver em grupo, ter compromisso e respeito pelo próximo” afirmou Junior ao site da prefeitura de Colinas.
O site Paraibanonews esteve na partida entre as seleções de São João dos Patos e Sucupira do Norte, mas devido a compromissos profissionais não pode ficar até o final da partida, as informações foram repassadas pelo goleiro Franklin (de Paraibano) que integra a seleção patoense.
Abaixo fotos do jogo entre Seleção de São João dos Patos e Seleção de Sucupira do Norte. Fotos:Leo Lasan