PARAIBANO: REALIZADA A 33ª VAQUEJADA.
Paraibano: Com sucesso de números de vaqueiros inscritos e também de público foram encerradas, neste domingo (22), as festividades da 33ª Vaquejada de Paraibano, no Parque Antonio Pedro em Paraibano. Ainda permanece até a noite desta segunda-feira a derrubada do boi, pela disputa do prêmio. Novamente, a competição foi dividida nas categorias: profissional, amador, aspirante. Ao todo, um prêmio no valor de R$ 101 mil.
Milhares de pessoas estiveram presentes nas três noites da vaquejada (20, 21 e 22 de julho) com a realização de shows das bandas Walkíria Estarlei (Farra da Gordinha) e Toca do Vale (sexta-feira), Arreio de Ouro e Mano Walter (sábado) e Canários do Reino (domingo). Este ano a organização da vaquejada inovou colocando três Djs para animar o público no intervalo de uma banda e outra todas as noites.
Na sexta-feira (20) , o governador do Maranhão, Flávio Dino, veio a Paraibano, onde visitou duas obras em andamento com pavimentação feita em pedras de paralelepípedos, a estrada do Marajá e a Rua Pé de Serra na Vila Castor, o governador também visitou o Parque de Vaquejada no final da tarde. Na comitiva do governador vieram a Deputada Federal Eliziane Gama, o Secretário de Estado de Infraestrutura Clayton Noleto, o ex-secretário de articulação política do governo, Márcio Jerry e o ex-secretário da SAF, Adelmo Soares, o médico Dr. Zequinha, prefeitos, vereadores e secretários municipais de Paraibano e de cidades vizinhas.
O público que foi prestigiar a noite da sexta de vaquejada foi normal, igual aos dos outros eventos do evento, mesmo com duas atrações de shows pra lá de animadas.
No sábado foi realizada a abertura oficial da 33ª Vaquejada de Paraibano com presença do vice-governador Carlos Brandão, deputados Junior Verde e Pedro Fernandes, ex-secretário de agricultura Adelmo Soares e sua esposa Auriamélia vereadora por Caxias, ex-deputado estadual Arnaldo Melo, secretários municipais e vereadores de Paraibano, além da primeira dama Dilma Lima, tenente coronel Emerson Bezerra entre outras autoridades. Houve o tradicional discurso de agradecimentos, feito pelo chefe de gabinete da prefeitura Raílton Sousa, o hino nacional, orações a entrada de bandeiras e da imagem da padroeira do Brasil, além de show pirotécnico.
O público dentro e fora do Parque de Vaquejada animou a noite de sábado, milhares de pessoas de várias partes do Brasil prestigiaram o evento, superando as expectativas.
O show de Arreio de Ouro e Mano Walter, foi um dos maiores do evento deste ano e pode ser comparado aos grandes shows realizados pela Vaquejada de Paraibano em suas edições.
Devido ao grande público, a fila para acesso a Casa de Show, demorou, um dos motivos para a lentidão da entrada, foram várias tentativas de fraudes com cédulas de 100 e 50 reais falsas, impresso de meia-entrada que não confirmava com o registrado na catraca eletrônica (todos esses previstos e imprevistos foram checados e resolvidos), também a compra de ingressos muitos sendo feitos ao mesmo tempo. Por volta de três horas da madrugada os ingressos foram todos vendidos.
A maior reclamação do público foi contra a organização da vaquejada devido a demora na hora de acesso a Casa de Show e o início dos shows, geralmente começando por volta de 1 a 2 horas da madrugada e terminando por volta das 5 da manhã: “Parece que esquecem que a gente fica em pé desde cedo e ainda tem que ter pernas para dançar forró, haja preparo físico” disse bem humorada a professora de São João dos Patos M. J. X. Para Alisson, estudante de 18 anos a opinião era diferente “Tá tudo muito bom… Nossa galera tá gostando demais, muita mulher bonita e as bandas são show, Paraibano tá de Parabéns” elogiou o jovem. Nas redes sociais, a maioria dos comentários dos internautas foram parabenizando o prefeito Zé Hélio e toda a organização da vaquejada “Parabéns a toda a equipe” postou Edna Rodrigues.
A organização da vaquejada, ficou contente com a movimentação no final da tarde e noite de domingo, que foi surpreendente. O Parque Antonio Pedro ficou lotado, no último dia da programação do evento e teve a participação do público interagindo com música ao vivo com a banda Forró do Bracim, telão de led divulgando as fotos e vídeos da vaquejada e muita animação nos bares e arquibancada. Do lado de fora do parque, do calçadão da avenida, desde o estádio de Futebol até próximo ao prédio do TRE, várias tribos de galera descolada, invadiu o espaço com paredões, bebidas e muita gente jovem e bonita.
Para o Tenente Coronel Emerson Bezerra, comandante da 35º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, o evento da 33ª Vaquejada de Paraibano foi bem organizado. “Em termos de segurança pública a Polícia Militar utilizou cinco motocicletas, sete carros, e em média 25 policiais por noite. No local da vaquejada não houve ocorrências. As duas ocorrências registradas foram na cidade, uma foi o furto de uma motocicleta nas proximidades do hospital, e uma batida (acidente de trânsito) entre a uma moto e uma hilux, em uma conversão próxima ao Posto São Francisco” confirmou o comandante em entrevista ao site “Mas no evento vaquejada não tivemos nenhum incidente criminal, isso vem demonstrar o bom trabalho preventivo feito pela Polícia Militar, e que graças a Deus, conseguimos esse êxito de cumprir essa missão, de chegarmos ao final do evento sem homicídio” confirmou ressaltando “… que uma coisa que todos temos que colocar em prática é que coisas planejadas, feita com antecedência e com amor dá tudo certo” disse “… e que graças a Deus deu tudo certo e a Polícia Militar já estar esperando a 34ª Vaquejada para fazermos ainda melhor” afirmou o tenente coronel Emerson Bezerra.
Provavelmente na noite desta segunda-feira (23) deverá sair o resultado da competição e premiação da 33ª Vaquejada de Paraibano.
ABAIXO FOTOS DE SEXTA E SÁBADO DA VAQUEJADA. FOTOS DE LEO LASAN.