SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZA 2ª PLENÁRIA DESTACANDO A EDUCAÇÃO NO GOVERNO DE FLÁVIO DINO.
EVENTO TAMBÉM SERVIU COMO PRIMEIRO ATO DA CAMPANHA DE FLÁVIO DINO NO MÉDIO SERTÃO.
Sob a música “ Vermelho” do cantor amazonense Chico da Silva (Parintins), foi realizado na tarde de sábado 25, no Hotel Estrela Dalva, em São João dos Patos, a Segunda Plenária 65 de Educação com #fláviodino.
A vereadora Bidu Santana representou a secretária municipal de educação Sheyla Cristina (em viagem a capital para reunião dos Conselhos Municipais de Educação) disse que o Maranhão está bem representado em várias pastas, e destacou a pasta da educação.
A gestora regional de educação Geralda Alves falou que o momento é único por sediar a segunda plenária (a primeira foi em Balsas) das dezenove que acontecerá em todas as regionais de educação do Maranhão “É muito importante
essa conversa, para falarmos de educação, dizer o que está acontecendo, o que já foi feito, e que ainda tem por fazer”
frisou a gestora da URE conclamando todos os presentes no encontro a se empenharem na campanha eleitoral que se iniciou “Levando a todos os lugares o que o governador Flávio Dino tem feito pelo Maranhão. Precisamos divulgar e fazer a campanha corpo a corpo em nossos municípios, para continuarmos nessa caminhada de desenvolvimento, que vem lutando o governador Flávio Dino” assinalou Geralda Alves.
A prefeita de São João dos Patos Gilvana Evangelista ressaltou que a educação é essencial na vida das pessoas e que a mudança que o governador Flávio Dino fez nesse setor deve seguir em frente. Para a prefeita, exemplos dignos como os implantados pelo Governador Flávio Dino mudou o Maranhão e a educação como política de estado deve continuar a trazer melhores resultados.
O chefe de gabinete da prefeita de São João dos Patos, o ex-prefeito Zé Mário, declarou que a Plenária é o pontapé inicial do que precisa e deve ser feito a favor do Maranhão. Revelou que durante o período da sua vida como político, jamais viu um programa tão bom e preciso, para o estado como o programa de educação no Maranhão na gestão do Flávio Dino.
O ex-prefeito patoense observou que ações a exemplo do Programa Escola Digna, os núcleos, escolas técnicas, professor valorizado em primeiro lugar do país, são programas e ações que devem orgulhar o maranhense e seguir em frente com Flávio Dino como governador “É preciso a gente se conscientizar que o jogo da política já começou… a Plenária de Educação é uma ação política? Sim! Mas o jogo da política começou e é preciso que cada um de nós seja um agente multiplicador das ações para motivar a pessoa a ir votar” alertou Zé Mário.
Zé Mário fez uma retrospectiva dos programas de Flávio Dino e disse que “Não há outro programa melhor na história da educação do Maranhão como o que está instalado agora. Nunca houve.” Elogiou o trabalho do secretário Felipe Camarão.
O ex-prefeito e atual chefe de gabinete da prefeita de São João dos Patos, entrou por seara diferente da educação para justificar, a questão das apreensões de motos no governo de Flávio Dino. Para Zé Mário a estratégia dos adversários do governador em campanha eleitoral é falta de instrumento político para argumentar.
Conforme as palavras de Zé Mário “Há uma nova direção para o Maranhão, e dizer que o governador prende motos é o único instrumento que os adversários tem, depois de governar o Maranhão, por anos e anos… Repito que esse é o único instrumento que eles tem é dizer que Flávio Dino toma motos… não tem outro instrumento…” Zé Mário fez uma enquete no local do encontro com os convidados e inquiriu aos participantes “Eu pergunto para vocês, aqui tem alguém de quem o Flávio Dino prendeu a moto ou carro?” como ninguém se manifestou, Zé Mário concluiu “ Não tem. Ou seja, na verdade o que é que tá acontecendo, é que esses políticos adversários agora são pessoas falidas, muito falidas na história do Maranhão e não tem instrumento para dizer o que fez nos seus 40 ou 60 anos de governo e quer apenas dizer o defeito de alguma pessoa que não tem esse defeito. Flávio dino não tem esse defeito que querem lhe colocar…Flávio dino é um homem de espírito público, digno… ” disse Zé Mário
e em seguida convidou todos a serem multiplicadores da campanha de Flávio Dino “É preciso dizer que 700 escolas dignas foram feitas em quatro anos, na idade que tem o estado do Maranhão, não era mais para a gente está falando de escola digna, era para estarmos falando de outra coisa, e foi para isso que o Flavio Dino empunhou essa bandeira da educação para que os alunos se sintam a vontade e se entusiasmem para ir a escola” frisou “Vamos! É preciso ir em frente, é preciso participar mais, e acreditar que o Maranhão está em boas mãos e tem um homem de caráter e que tem convicção, que mostrou que tem espírito público e que deve ser governador em mais um mandato” finalizou Zé Mario.
O secretário estadual de educação Felipe Camarão, afirmou que tinha 65 mil motivos ou mais para vir a São João dos Patos, iniciou o diálogo focando a área da educação, e dizendo que a maioria das pessoas mais novas talvez não conheçam a história da educação no Maranhão, e questionou porque São João dos Patos em 80 anos nunca teve uma escola em tempo integral (apenas em 2018 a escola foi implantada) e perguntou se era justo nos governos passados ver escolas com tetos caindo na cabeça dos alunos como acontecera em Pastos Bons, lembrou dos problemas nas escolas de Burití Bravo, Sucupira do Riachão e Barão do Grajaú e que o governo Flávio Dino recuperou-as e deu dignidade aos estudantes e professores.
Felipe apresentou o aluno Charles (deficiente físico) que reclamava que não tinha rampa de acesso nas escolas, e ganhou cadeira de rodas nova e acessibilidade à escola.
O secretário estadual de educação informou que a maioria das famílias do Maranhão são pobres e que antes não tinham o direito de comprar o material escolar, que só iniciou com o Programa Bolsa Família concedido pelo ex-presidente Lula e depois no Maranhão também com o Bolsa Material Escolar constituído pelo governador Flávio Dino “Alunos que estudaram por décadas em escolas de taipa, palha e barro, hoje tem melhores condições nas salas de aulas, em novas escolas, é essa a Escola Digna que muitos adversários fingem ou não querem entender” disse Camarão.
Voltou a destacar a desigualdade social no Maranhão e disse que a mesma começa no ventre materno, em mais de 80% das mulheres do Maranhão que não fazem o exame de pré-natal e não sabem como vai nascer os filhos, ele também acrescentou que muitas outras se preocupam se os filhos vão ter o que comer “Nessa perspectiva, a única obra estruturante que o governador Flávio Dino poderia apostar e apostou, foi melhorar a vida das pessoas” afirmou e comparou o tempo em que os adversários governaram afirmando que os mesmos se consideravam como os faraós do Egito “Eles queriam construir pirâmides, para que o povo visse, só pode! e aí ficam questionando quais sãos as obras estruturantes do governador Flávio Dino, obras que estão aí, como estradas, escolas, etc…são muitas. Mas a obra mais estruturante que o governador Flávio Dino fez e faz nesses três anos e oito meses de mandato é melhorar a vida das pessoas, apostando no binômio da agricultura familiar e educação” o secretário de educação citou várias ações do governador Flávio Dino, mas focou o Programa Escola Digna como o principal da pasta da educação.
Apresentou o presidente do grêmio estudantil da escola de Sucupira do Riachão. Informou que antes do governo Flávio Dino, O Maranhão tinha apenas 33 Grêmios Estudantil, e que atualmente são mais de 400 grêmios estudantis no estado “Isso é resultado da Escola Digna” pontuou.
Felipe Camarão fez um discurso extenso, sempre mostrando as benfeitorias públicas do governo de Flávio Dino e pedindo para que as pessoas façam comparações com que acontecia nos governos anteriores, também solicitou que todos abracem a campanha de Flávio Dino e a de seus os candidatos “É muito importante que vocês caminhem conosco” disse finalizando a Plenária de Educação em São João dos Patos.
No encontro estiveram presentes além das autoridades acima citadas, a vice-prefeita de São João dos Patos Rilda Lúcia, o vice-prefeito de Paraibano Francisco Noleto, vereador por Paraibano Francisco Leite, o articulador regional do Governo do Estado Tio Jardel, a secretária municipal de saúde de São João dos Patos Sanny Mara Evangelista, secretária de educação de Paraibano Doralina Coelho, ex-gestora regional de educação Luciana Leocádio, Edinaldo Quirino gestor da AGERP, Edna Santana da UEMA, Professor Renato Dárcio, diretores, coordenadores, professores e alunos de escolas municipais e estadual, entre convidados de São João dos Patos, Paraibano, Buriti Bravo, Pastos Bons, Barão de Grajaú, Sucupira do Riachão, etc.
Abaixo fotos e vídeos do encontro.