SÃO JOÃO DOS PATOS: ESCOLA REALIZA EXPOSIÇÃO DE CULTURA PRODUZIDA POR ALUNOS.
A cidade de São João dos Patos recebeu na manhã desta sexta-feira (31) na praça onde está localizado o Farol de Educação, uma exposição de trabalhos do Projeto Resgatando a Cultura Brasileira e as Cores da Nossa Terra (a terra nesse caso, é São João dos Patos) produzida por alunos e professores da Escola Municipal Governador Newton Bello.
A culminância do Projeto focou o tema do folclore brasileiro e do município. Os trabalhos expostos no último dia de agosto, mês em que se comemora o folclore nacional, atraiu centenas de pessoas a exemplo de pais de alunos, autoridades como a prefeita de São João dos Patos, Gilvana Evangelista, vice-prefeita Rilda Lúcia, vereadora Bidu Santana, secretária de educação Sheyla Cristine, além de diretores, coordenadores, professores, alunos e visitantes.
A prefeita Gilvana Evangelista parabenizou todos que fizeram o evento e elogiou os estandes que considerou como “trabalhos maravilhosos”, disse a prefeita na abertura do evento.
Foram apresentados produção textual em forma de cordel, poesia, livros produzidos pelos alunos. Houve leitura sobre a origem e história da capoeira com grupos de alunos dançando e coreografando a vida dos escravos nas senzalas, a cultura do negro na suas formas de vestir, na culinária, plantas medicinais, instrumentos musicais, ritmos musicais e danças afro como reggae, capoeira, além de manifestações nordestinas e indígenas.
Muitos painéis mostrando as lendas do município e a história da heroína de São João dos Patos, Joana Rocha dos Santos, a Dona Noca, primeira prefeita do Maranhão, que conforme as pesquisas dos alunos, continua uma personalidade influente na cultura e na história política na região. Detalhes da vida pessoal da primeira prefeita do Maranhão, como sua vida amorosa foi desmistificada em pesquisa dos alunos, após entrevista com moradores mais antigos da cidade. Os alunos se superaram nas apresentações e surpreenderam até mesmo os professores, pelo talento e participação no evento.
A secretária municipal de educação Sheyla Cristine destacou a importância do Projeto e desejou que o mesmo seja de grande valia para os conhecimentos dos alunos, professores e visitantes.
O evento foi idealizado pelos professores Cleiton e Guiomar da disciplina de Português e Arte e o Projeto foi abraçado pelo corpo docente da escola, que em conjunto com os alunos desenvolveram os trabalhos durante o mês de agosto.
A vice-prefeita Rilda Lúcia falou que é necessário que os alunos tenham o conhecimento além dos muros das escolas, em um maior contato com a sociedade e que eventos que resgatem a cultura devem ser realizados com mais frequência pelas escolas. Parabenizou a todos pelo evento.
O grupo e capoeira Muzenza fechou o evento.
O professor de capoeira Valdir homenageou o Mestre Wellington, pediu uma salva de palmas e disse que Wellington há mais de uma década, implantou a capoeira na cidade e região do médio sertão maranhense.
O diretor da Escola Mun. Newton Bello, João Osmundo e a coordenadora Eliene agradeceram a todos que participaram do evento cultural. O evento teve o apoio da Prefeitura de São João dos Patos por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Abaixo fotos do evento: