PARAIBANO: QUATRO ANOS DEPOIS ESCOLA ESTADUAL CONTINUA DESTRUÍDA
PARAIBANONEWS VOLTOU E CONSTATA QUE QUATRO ANOS DEPOIS, À ESCOLA ESTADUAL DESTRUÍDA PIOROU A SITUAÇÃO. VIROU LIXÃO E PONTO DE USO DE DROGAS.
Decadência. A situação de duas escolas, um farol de educação e prédio da CAEMA em Paraibano, continua em péssimo estado e são retratos do abandono por parte do Governo do Maranhão.
Estruturas físicas desses prédios, testemunham a importância ou a falta dela, as quais, o secretário estadual de educação Felipe Camarão e o governo Flávio Dino destinam ao município.
Há quatro anos, o problema da Escola Gov. Edson Lobão (como é conhecida pelos moradores de Paraibano e teve o nome trocado “convenientemente” para Escola Gonçalves Dias, mas nunca funcionou com o nome do poeta da Canção do Exílio) está jogada ao mato, lixo, e servindo ainda de ambiente, para pessoas fazerem suas necessidades fisiológicas, usar drogas e até manter relações sexuais entre outras coisas. Moradores vizinhos ao prédio, pedem ajuda, devido ao lixo, animais peçonhentos, e pessoas que utilizam o local para diversos atos antissociais ou criminosos.
NINGUÉM ASSUME
A pendenga da destruição da antiga Escola Edson Lobão vem se arrastando há cinco anos, governos (Roseana Sarney) e prefeita (Aparecida Furtado) que passaram e Flávio Dino (que continua), não assumem a culpa pelo abandono da escola (que teve início em 2015).
O prédio que já foi um dos melhores no setor da educação em Paraibano, tem duas quadras, uma pequena, que meninos ainda se aventuram
á jogar bola e outra coberta, com arquibancadas e espaços para banheiros, praticamente concluídos (ninguém sabe para onde foram os recursos), serve de estrebaria para animais. A escola ou o que ainda resta dela, fica localizada na Rua do Poema com Santa Luzia, próximo ao Hospital Municipal, Secretaria de Educação e Câmara de Vereadores e faz divisa com o Cemitério Municipal.
DESMONTE
Além da escola Edson Lobão, a Escola João Furtado Brito (antigo Ginásio Bandeirante que completou 50 anos) não aguentou o peso e parte do muro caiu e o prédio da escola está aberto para vândalos, assim como acontece com o Farol da Educação, também largado pelo Governo Flávio Dino. Em frente ao buraco do muro da escola João Furtado, outro problema mais antigo ainda, a exposição das caixas d’águas da empresa CAEMA, que abastece a população da cidade. Agora na próxima semana, completam 6 anos que o prédio foi destruídos por pessoas insatisfeitas com o abastecimento de água. Os vestígios da destruição foram “tão” limpos que atualmente o local está escancarado, sujeitos a danos de proporções inimagináveis. Não há vigia no local.
A situação tanto das escolas, como do farol, CAEMA e quadra, foram denunciadas pelo site Paraibanonews em várias ocasiões. Mas vale destacar o empenho do Deputado Estadual Wellington do Curso (que após reportagem do site), denunciou a situação tanto na Tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, como no Ministério Público. Até hoje não se tem notícia do que foi resolvido. As autoridades ainda não vieram a público mostrar o que foi feito efetivamente.
O site Paraibanonews, volta a publicar fotos atuais dos locais, e posta links de matérias sobre o caso nestes anos em que a escola continua a servir para a “deseducação”, principalmente dos responsáveis pelas mesmas.
Avante…
https://www.paraibanonews.com/…/denuncias-na-internet-sobr…/
http://paraibano-maranho-paraibanomanews.blogspot.com/…/alu…
https://www.paraibanonews.com/…/paraibano-no-dia-do-livro-…/
https://www.paraibanonews.com/…/caema-um-ano-depois-nada-mu…/
http://noticiasdeparaibanoma.blogspot.com/…/teto-de-escola-…
https://atual7.com/tudo-sobre/felipe-camarao/
http://paraibano-maranho-paraibanomanews.blogspot.com/…/alu…
http://www.al.ma.leg.br/noticias/33501