PARAIBANO: IGREJA BATISTA DISTRIBUI KITS E REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA.
DURANTE EVENTO, MÉDICA MINEIRA DIZ QUE “CRIANÇA QUE CRESCE EM LAR DE AMOR, SERÁ UM ADULTO DE BOM CARÁTER”
Crianças da Igreja Batista Getsêmani atendidas pelo projeto da Fundação Beneficente Vida foram convidadas na tarde deste sábado, 31, para junto com os pais, participarem da culminância do mês da saúde, trabalho desenvolvido em agosto por uma equipe de jovens voluntários da igreja. No encontro teve palestra ministrada pela médica mineira Helenice Rodrigues Gomes Vieira e entrega de kits de higiene para as crianças cadastradas na fundação.
Na abertura do evento o pastor Carlos Henrique, destacou o texto bíblico da terceira carta de João, capítulo 1º. vers. 3. onde está escrito “Caríssimo, desejo que prospere em tudo e estejas bem de saúde, assim como passa bem a tua alma […]”. O pastor disse que a Bíblia também fala da saúde, principalmente a mental, que purifica a alma contra pensamentos e coisas ruins “É preciso nos dias atuais que as pessoas leiam mais as escrituras sagradas, para ter uma mente mais pura e saudável” propôs, Carlos Henrique, destacando que a igreja através do trabalho da Fundação Beneficente Vida, faz um trabalho de preparar as crianças a serem bons filhos, pessoas melhores e bons cidadãos no futuro.
A médica mineira Dra. Helenice Rodrigues, que está à quatro meses em Paraibano, atendendo pela UBS Darcy Furtado no Bairro Residencial, foi a convidada para falar sobre saúde no evento. A médica discorreu sobre a vivência da criança no seio familiar e na escola, falou sobre violências e eventos adversos na infância e também sobre comportamento comuns decorrentes de traumas, além de chamar a atenção para a fase da adolescência e juventude. A palavra “Proteção” foi a mais citada pela médica “A criança precisa viver em um lar que lhe dê segurança, vivenciando o amor entre os pais, e recebendo dos mesmos proteção e carinho.Com isso essa criança será um adulto que fará diferença no futuro” disse Dra. Helenice Rodrigues. Temas como abusos, desde o emocional, físicos e sexual, passando por negligência, drogas nocivas no lar, doença mental, separação parental ou dos pais e até prisão de entes queridos, foram abordados na palestra pela médica. Dra. Helenice exemplificou situações da fase infantil e as adversidades que muitas crianças passam, e na maioria dos casos com consequências que transformam para o resto da vida. A questão da desnutrição e da alimentação saudável, bem como ações de higiene, também foi explicado pela médica. Sobre a adolescência a médica falou sobre a falta de diálogo entre pais e filhos, as mudanças inerentes a idade e principalmente a busca do jovem por espaço “Fale com seu filho, elogie, pergunte sobre seus problemas, seja também amigo do seu filho” disse, alertando para os problemas de comportamentos como dificuldade de concentração, autocontrole, ansiedade ou agressividade e até suicídio. Para cada situação, Dra. Helenice, dava uma sugestão de relacionamento e convívio.
Após a palestra, foram distribuídos kits de higiene, para as crianças.
A equipe de voluntários da igreja, merece todos os elogios por fazer a diferença na vida de dezenas de crianças e adolescentes do projeto saúde.
Os jovens da igreja atuam há anos, desenvolvendo atividades evangelísticas e projetos sociais no município, as ações contribuem para o trabalho da igreja, que vem transformando vidas e edificando lares, além de incentivar toda a comunidade a se engajar com projetos, objetivando a exercer um dos maiores propósitos cristãos: o serviço ao próximo. Um belo exemplo da Igreja Batista Getsêmani de Paraibano, que deve ser seguido por todos para resultar em um mundo mais solidário. Parabéns.