quinta-feira, novembro 21, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL.

Reportagem e Fotos: Leo Lasan/Paraibanonews.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Popular” foi realizada neste terça e quarta-feira 22 e 23 de Outubro, 8ª Conferência Municipal De Assistência Social em Paraibano.

No auditório da Câmara Municipal houve a participação de mais de 155 pessoas de representantes dos segmentos do Poder Publico, sociedade civil e organizada.

A secretária Elaine Cintya abriu a conferência que teve como palestrante a assistente social Juliana Alves que é especialista em planejamento e gestão de políticas públicas “A 8ª Conferência Municipal configura-se como um importante espaço de discussão, avaliação e proposições para a política da assistência social que um direito do cidadão e dever do Estado” disse Juliana, que firmou que está havendo atrasos nos repasses dos recursos e grande possibilidades da interrupção a oferta dos serviços, por isso a importância de se lutar contra esse desmonte da assistência social por parte do governo federal “Por isso estamos discutindo e elaborando propostas para o município, Estado e União, afim de continuarmos com o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social” afirmou a palestrante ao Paraibanonews.

Um grupo de idosas do bairro Residencial, agentes comunitários de saúde, representantes do Conselho Tutelar, das secretarias de saúde, educação,da mulher, do meio ambiente, da agricultura, juventude, obras e serviços, dos programas da Secretaria de As. Social, como CRAS, CREAS, PAIF, Cadastro Único, Conselhos da Criança e do Adolescente, alunas do curso de Assistência Social, e os vereadores Elisângela Teixeira, Chiquinho Paraibano, Ana Célia e João Marcelo, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais estiveram presentes a conferência.

A conferência deste ano chega em um momento delicado para o setor das políticas da assistência pública em todo o Brasil. O desmonte desse setor, com diminuição dos repasses de recursos financeiros aos municípios, que caíram pela metade em 2018 e agora em 2019 piorou e alguns municípios estão desativando Secretarias Municipais de As. Social, como vem acontecendo em municípios do Maranhão. A continuar esses descontos financeiros por parte do Governo Federal outros municípios fecharão as portas de suas secretarias da assistência social. Uma das secretarias que mais auxilia as pessoas em situação de vulnerabilidade desde a gestação até a terceira idade está ameaçada de chegar ao fim.

Em Paraibano, temas como esses foram discutidos na oitava conferência municipal.