PARAIBANO: ESPORTE CLUBE IDEAL DO “GLAMOUR” AO CAOS.
Quase todos os antigos clubes sociais tradicionais do médio sertão maranhense desapareceram, entre eles o Clube Ideal de Paraibano.
Cada cidade teve o seu clube social, espaços glamourosos, mas que com o crescimento dessas cidades, não conseguiram driblar a crise nem se reinventar, nas últimas décadas, fecharam as portas e abandonados alguns estão se desmoronando pela ação do tempo. Com o encerramento das atividades, no final dos anos 80, esses clubes perderam espaços como o maior ponto de referência para a sociedade “elitizada” e festas glamourosas.
O Clube Ideal foi um espaço de uma sociedade moralista e “elitizada” onde “moças namoradeiras” não podiam entrar. Os sócios vinham das famílias de maior poder aquisitivo da época.
Mas todo o glamour dos tempos dos babaçuais e algodão (base da economia local) se foi igual as usinas. Atualmente em ruínas, o Clube Ideal que foi palco de momentos importantes da sociedade nos anos 70, 80 em Paraibano, só tem mesmo as músicas dos pássaros e insetos que frequentam o local.
Os áureos tempos da primeira piscina da cidade, está distante e restam apenas águas poluídas com sapos, mosquitos que colaboram para a situação de decadência do prédio. A fachada desbotada contrasta com a memória ainda viva dos antigos e reluzentes vesperais, serenatas e festas com grandes bandas e até orquestras.
“Os tão concorridos bailes aos sábados, as matinês aos domingos, as grandes festas com bandas de renome no Brasil e principalmente as disputas pelos blocos de carnavais, são memórias do cotidiano da cidade da nossa juventude” disse Ludenrique Freire, filho de um sócio “É uma tristeza ver um lugar que foi tão lindo, está nessa situação, degradado. O que antes era um sentimento de carinho hoje são só saudades”, lamentou.
A programação típica dos fins de semana dos anos 1960 e 1970 até 80 ficou no passado, e assim como o Esporte Clube Ideal muitos clubes da região estão caindo ou desapareceram, à exemplo do Laguna em São João dos Patos.
O site Paraibanonews foi em busca da memória do Clube Ideal de Paraibano e não encontrou muita informações. O Sr. Gilson Guerra um dos sócios fundadores, disse que tem até hoje o diploma de sócio e relatou que o clube foi acabando por causa de questões políticas em que algumas famílias se envolveram, principalmente na hora de votação dos presidentes “Teve família que confundiu a sociedade do clube como se fosse de seu domínio. Esse tipo de monopólio foi desagradando os demais sócios que se afastaram, até chegar ao que se ver hoje ” apontou Gilson Guerra.
O Esporte Clube Ideal, nos últimos (2012 a 2016) anos serviu como espaço para a Prefeitura Municipal, onde funcionou entre outros órgãos como Centro de Convivência dos Idosos, onde eram realizadas atividades voltadas para o pessoal dessa faixa etária, reuniões diversas e festas de formatura, e até como espaço de reuniões da Câmara de Vereadores, etc.
No final de 2016, o local foi desativado e em 2017 uma das promessas da gestão do p
refeito Zé Hélio, foi de que recuperaria o clube. O ex-prefeito Pitó na época como administrador municipal também fez a mesma promessa. Até o momento o local continua jogado às traças.
O certo é que hoje 1º de Novembro, Dia de Todos os Santos, é preciso muita reza para que o Esporte Clube Ideal volte a funcionar. Mas como político não é santo, é mais provável que o clube continue como túmulo e algumas pessoas, vá até lá amanhã, 2 de Novembro, acender velas, no Dia de Finados, nas velhas calçadas do Clube, de onde se tem uma das mais bonitas vistas da cidade.O resto são promessas. Você acredita em promessas? Então faça a sua. Vai que o milagre da reforma do Clube seja cumprida. Amém.
Fotos e reportagem:Léo Lasan/Paraibanonews.
Ao usar as fotos e texto cite a fonte das informações.