PARAIBANO E REGIÃO: AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS NAS RUAS, EM FRENTE AOS BANCOS, LOTÉRICAS, ETC. SÉRIO RISCO PARA CONTAMINAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO COVID-19.
Muitos estabelecimentos comerciais não essenciais de cidades do médio sertão maranhense continuam abrindo as portas mesmo diante das normas estabelecidas por decreto, o que tem preocupado a população, diante do risco da disseminação e contaminação do COVID-19, nesses locais.
Um Decreto do Governo do Maranhão, publicado em março deste ano e que foi prorrogado nesta semana, determinando até o dia 12 de abril com orientações para o comércio e até o dia 26 para as redes de ensino municipal e estadual, parece não ter surtido efeito em boa parte da população.
Apesar da pandemia do novo coronavírus ter feito com que governos recomendassem as pessoas a não frequentarem locais públicos para evitar aglomeração, ainda assim, vários cidadãos estão saindo de suas casas para, principalmente, resolver situações em agências bancárias, compras no comércio, outros para dar uma volta e ver o movimento, existem até mesmo locais que a meia-porta vendem bebidas, etc.
O site Paraibanonews pediu a blogueiros das cidades vizinhas para enviar fotos e noticias sobre a situação do atendimento às medidas do Decreto. As informações mostram que muitas não estão seguindo as orientações e foi verificado aglomeração de pessoas e comércios não essenciais em funcionamento em diversos locais.
Em Paraibano o descumprimento da medida por parte de alguns comerciantes e da população, que está nas ruas, é notável. Neste sábado a feira do Mercado Municipal funcionou normalmente e o movimento foi grande.
Nas principais cidades da região do médio sertão maranhense, entre elas Colinas, Mirador, São João dos Patos e Paraibano, a movimentação em agências bancárias é a que mais preocupa.
De Mirador chegou uma imagem de uma multidão em frente à Casa Lotérica daquela cidade. A aglomeração aconteceu no dia 28 de março. Muitas pessoas em busca do benefício dos Programas Sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família.
Em Colinas a situação não foi diferente. Aglomeração em frente ao Banco do Brasil.
Em São João dos Patos, grupos de whatsapps, a reclamação era o número de clientes do Banco do Brasil e Caixa Econômica. A agência do Banco do Brasil em São João dos Patos faz pagamentos de salários de servidores públicos de mais de três municípios da região e do Estado, entre outros serviços, como pagamento de aposentadoria, etc. O movimento no comércio atende a essas pessoas que após sacar o dinheiro no banco vão às compras.
Em Paraibano, o Banco Bradesco, Brasil e Casa Lotérica, além de alguns supermercados que tem correspondentes bancários, os clientes que buscam esses serviços não seguem as medidas de proteção ao novo coronavírus. Funcionários desses locais até tentam organizar as filas, porém só no ambiente interno, fora do estabelecimento o espaço de no mínimo 1 metro de uma pessoa para a outra, não é demonstrado e máscara de proteção quase não se ver. Uma das orientações do Ministério da Saúde é que as pessoas evitem aproximação física.
O governador do Maranhão Flávio Dino tem reiterado o pedido, de consciência por parte da população, para que o decreto de isolamento social seja respeitado, e prevenção à COVID-19 sejam seguidos, ajudando à saúde de todos.
Ao que parece muitos maranhenses ainda duvidam da pandemia e teimam em circular pelas ruas, sem necessidade real.
O número de casos suspeitos do novo coronavírus, na região do médios sertão maranhense surgiu há duas semanas. Todos ainda suspeitos. Em Colinas tem dois casos, Paraibano dois casos e São João dos Patos um caso. Até a manhã deste sábado (04/04) nenhum caso de coronavírus foi confirmado nessas cidades.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão comunicou no início da noite desta sexta-feira (03/04) que registrou 7 novos casos confirmados de COVID-19. Com isso sobe para 88 o número de casos positivos por laboratório, sendo um óbito. A SES registrou mais 51 casos descartados. Dos 7 novos casos positivos, quatro foram registrados em São Luís, dois em São José de Ribamar e um no município de Paço do Lumiar. Trata-se de cinco homens e duas mulheres. Dezenove pessoas já receberam alta da quarentena (recuperados) e seguem assintomáticos. Os casos positivos registrados são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
FIQUE LIGADO:
A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Essas localidades mencionadas na reportagem têm muitas possibilidades de ser ambientes de contágios. Se você não tem nada de suma importância a fazer nas ruas, fique com sua família em casa.