PARAIBANO: IRMÃ GEMA FALECE NO DIA DE DOMINGO DE RAMOS.
Faleceu em Caxias do Sul-RS, na madrugada do dia (5/4/2020), domingo de ramos Irmã Gema Galliotto.
A missionária chegou em Paraibano em 1985 para a Congregação Irmãs de São José de Chamberry. Era enfermeira e foi pioneira na implantação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde no município. Coordenadora de Pastorais criou cursos e o Boizim Filhos do Pastor (bumba meu boi mirim) etc.
Em 2011 juntamente com as irmãs de São José de Chamberry teve a missão interrompida em Paraibano de onde foram transferidas.
Nos últimos anos estava em uma casa de repouso em Caxias de Sul onde veio a falecer nesta madrugada por problemas respiratórios e cardíaco. Terezinha Muraro médica e também missionaria de Chamberry em Paraibano contemporânea cuidava de irmã Gema no repouso na Casa de Nazaré RS.
Foram muitas as mensagens nas redes sociais para a Irmã Gema Galiotto.
A Agente Comunitária de Saúde D. Rita Dantas, que trabalhou, assim como outras ACS, com a missionária, falou da importância da religiosa na recuperação de crianças e gestantes desnutridas, por meio de alimentação saudável, remédios fitoterápicos, palestras e conversas psicológicas, Gema chegou a montar um consultório psicológico para atendimento às pessoas que buscavam sua ajuda.
A Creche na Vila Leão é um dos mais marcos da missionária, como exemplo de amor ao próximo. Irmã Gema Galiotto que era formada em Pediatria e trabalhou com enfermagem, ajudou e muito na região do médio sertão maranhense.
A Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil
Núcleo “Caminho Novo” fez homenagem à missioária Irmã Gema Galiotto * 02/09/1932 + 05/04/2020.
Irmã Gema Galiotto nasceu no dia d02 de setembro de 1932, em Nova Pádua, RS. A família era numerosa, 18 irmãos, sendo que um filho, seguiu a vida sacerdotal, Pe. Antônio Galiotto (falecido). Na precariedade, a família lutava para o sustento do dia a dia, sempre tendo o necessário para uma alimentação saudável.
Os pais, Maximiliano e Cândida, sabiam incutir nos filhos o amor à família, o cultivo da fé e a necessidade da oração. A mãe era parteira, profissão que fazia por amor, gratuitamente.
Irmã Gema Galiotto faleceu no dia cinco de abril, Domingo de Ramos, aos 87 anos de existência e 66, de Vida Religiosa Consagrada e foi sepultada em Nova Pádua, no jazigo da família, atendendo o desejo desta.
Obrigado, irmã Gema.