quinta-feira, novembro 21, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: IRMÃ GEMA FALECE NO DIA DE DOMINGO DE RAMOS.

Faleceu em Caxias do Sul-RS, na madrugA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livreada do dia   (5/4/2020), domingo de ramos  Irmã Gema Galliotto.

A missionária chegou em Paraibano em 1985 para a Congregação Irmãs de São José de Chamberry. Era enfermeira e foi pioneira na implantação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde no município. Coordenadora de Pastorais criou cursos e o Boizim Filhos do Pastor (bumba meu boi mirim) etc.
Em 2011 juntamente com as irmãs de São José de Chamberry teve a missão interrompida em Paraibano de onde foram transferidas.

Antiga casa das irmãs em Paraibano, foto Lasan

Nos últimos anos estava em uma casa de repouso em Caxias de Sul onde veio a falecer nesta madrugada por problemas respiratórios e cardíaco. Terezinha Muraro médica e também missionaria de Chamberry em Paraibano contemporânea cuidava de irmã Gema no repouso na Casa de Nazaré RS.

Foram muitas as mensagens nas redes sociais para a Irmã Gema Galiotto.

A Agente Comunitária de Saúde  D. Rita Dantas, que trabalhou, assim como outras ACS, com a missionária, falou da importância da religiosa na recuperação de crianças e gestantes desnutridas, por meio de alimentação saudável, remédios fitoterápicos, palestras e conversas psicológicas, Gema chegou a montar um consultório psicológico para atendimento às pessoas que buscavam sua ajuda.
A Creche na Vila Leão é um dos mais marcos da missionária, como exemplo de amor ao próximo. Irmã Gema Galiotto que era formada em Pediatria e trabalhou com enfermagem, ajudou e muito na região do médio sertão maranhense.

A Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil
Núcleo “Caminho Novo” fez homenagem à missioária Irmã Gema Galiotto * 02/09/1932 + 05/04/2020.

Irmã Gema Galiotto nasceu no dia d02 de setembro de 1932, em Nova Pádua, RS. A família era numerosa, 18 irmãos, sendo que um filho, seguiu a vida sacerdotal, Pe. Antônio Galiotto (falecido). Na precariedade, a família lutava para o sustento do dia a dia, sempre tendo o necessário para uma alimentação saudável.

Os pais, Maximiliano e Cândida, sabiam incutir nos filhos o amor à família, o cultivo da fé e a necessidade da oração. A mãe era parteira, profissão que fazia por amor, gratuitamente.

Irmã Gema Galiotto faleceu no dia cinco de abril, Domingo de Ramos, aos 87 anos de existência e 66, de Vida Religiosa Consagrada e foi sepultada em Nova Pádua, no jazigo da família, atendendo o desejo desta.

Obrigado, irmã Gema.

PARA CONHECER A HISTÓRIA DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY EM PARAIBANO CLIK NO LINK:https://paraibano-maranho-paraibanomanews.blogspot.com/2012/07/o-adeus-ao-amor-maior.html