PARAIBANO SE DESTACA COMO MUNICÍPIO SEM CASO POSITIVO DE CORONAVÍRUS.
Paraibano vem se destacando no combate ao coronavírus, na região do médio sertão maranhense. Conforme informações da Secretaria de Saúde de Paraibano, o município, até este domingo, 03 de Maio, não registrou nenhum caso positivo de Coronavírus.
Para o prefeito Zé Hélio, o resultado até o momento positivo é a soma de muito trabalho desde os primeiros relatos de Covid-19 no Brasil, quando a Prefeitura de Paraibano iniciou estratégias “As nossas ações contra a Covid-19 teve início em março, quando adotamos várias estratégias e investimentos, com isso nosso município tem conseguido até o momento, esse resultado que considero positivo” disse o prefeito de Paraibano “Acreditamos que estamos no caminho certo de trabalho, haja visto não temos nenhum caso confirmado, e aproveito para parabenizar a todos os profissionais e suas equipes que estão na linha de frente nessa luta de manter o bem estar da saúde da nossa população” destacou Zé Hélio.
Os esforços para evitar a disseminação da Covid-19 no município teve seus primeiros passos, logo que o Governo do Maranhão, no dia 13 de março, quando Membros da Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão (CIB/MA) se reuniram, em São Luís, para discutir o fortalecimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus nos municípios maranhenses. Entre as propostas definidas pela comissão, esteve a articulação de capacitações específicas regionalizadas com os agentes comunitários e outros profissionais de saúde. Na reunião a secretária de saúde Lucimar Sá esteve presente.
Ao retornar a Paraibano, Lucimar Sá, o coordenador do departamento de Juventude, Caio Martins, a coordenadora do Departamento de Epidemiologia, Enfermeira Francyjane Revil e o Jurídico da Prefeitura, Dr. Hugo Leonardo se reuniram com o prefeito Zé Hélio, e criaram o Comitê Contra o Covid-19. Divulgaram material informativo nas redes sociais, som automotivos, e no dia 24 de março concederam entrevista à emissora de rádio Máxima FM, esclareceram as ações no combate ao coronavírus, abordaram temas sobre a legalidade das medidas do fechamento do comércio local, paralisação das aulas e orientações para a população colaborar no combate a pandemia.
Boletim Informativos sobre o COVID-19, em Paraibano passou a ser divulgado. No Maranhão os casos de coronavírus já começava avançar para o interior. Ainda como casos suspeitos, a exemplo de um município vizinho, que notificou o primeiro caso suspeito de COVID-19 no dia 26 de março.
Já no dia 1 de abril, o prefeito de Paraibano, Zé Hélio, publicou o segundo Decreto, onde estabelecia medidas administrativas determinando a antecipação das férias escolares de dezembro vigorando a partir de 1º de abril. O Decreto instituiu medidas de controle de acesso ao comércio.
No mesmo dia, foram entregues aos profissionais da Atenção Básica, ACS, ACE , ESF E ESB e Unidades Básicas de Saúde, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Kits para o uso no atendimento a
pacientes suspeitos de COVID-19. Também foram entregues kits de higienização e desinfecção para bancadas mesas e equipamentos desses estabelecimentos de atendimento em saúde.
O Prefeito Zé Hélio e a Secretária de Saúde, Lucimar Sá, ainda no dia 1º de abril anunciaram que no município estava iniciando a higienização e desinfecção de locais público a exemplo da Rodoviária, Mercado, Hospital e Postos de Saúde. A desinfecção de espaços públicos atendia a Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) com produtos especializados para combater e prevenir a CONTAMINAÇÃO da população local. No dia 2 de abril, o Boletim Covid-19 da Sec. de Saúde de Paraibano, anunciava 02 casos suspeitos de coronavírus, mas todas as medidas já haviam sido tomadas como isolamento dos pacientes e familiares. Dias depois, os resultados dos exames deram negativos para a COVID-19.
Em 13 de abril, a Prefeitura de Paraibano, fez compra de insumos, EPI’s e Medicamentos, e entregou o material ao Hospital Municipal Dr. Severino Dias Carneiro Neto. O prefeito Zé Hélio disse na ocasião que as compras de equipamento e medidas de prevenção, têm por objetivo melhorar e oferecer uma saúde de qualidade em meio a crise mundial do Coronavírus.
Um novo DECRETO foi divulgado no dia 15 de abril onde a Prefeitura de Paraibano estabelecia regras para reabertura do comércio, porém mantendo os cuidados sanitários necessários e demais medidas de segurança sanitária. Entre as medidas, o uso obrigatório de máscaras e a proibição da circulação de pessoas maiores 60 anos, crianças de 0 a 12 anos, grávidas e pessoas portadoras de doenças crônicas. Mas como em todo o Brasil, as medidas (regras) não foram seguidas por muitas pessoas. O Município reforçou ainda mais a sua comunicação contra a pandemia: carros de som e emissora de rádio, além de blogs, pedem à população que não saia de casa; Nas redes sociais a Prefeitura informa sobre a Covid-19 com o Boletim mostrando os casos suspeitos e alertando a população.
As ações de combate a Covid-19 seguiram intensificadas com a dedetização e higienização de setores de saúde, equipes da empresa de DESINFECÇÃO contratada pela prefeitura atuaram nos postos de saúde para fazer o trabalho de higienização com Produtos especializados.
Nos dias 28 a 30 abril, o prefeito Zé Hélio, através da Secretária de Saúde Lucimar Sá, recebeu mais insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre Luvas, Máscaras, macacões e Testes Rápidos para detecção do COVID-19. Os testes foram recebidos do Governo.
“Outros equipamentos também estão sendo comprados para reforçar a rede municipal de Saúde” disse o prefeito de Paraibano.
Neste domingo dia 03/05, a Prefeitura de Paraibano, realizou a desinfecção de áreas comuns externas do hospital Municipal. O trabalho tem o objetivo de purificar espaços pela eliminação de microrganismos, em especial, o coronavírus.
O prefeito Zé Hélio reafirma seu compromisso com a população e comemora os trabalhos que estão sendo feitos na saúde pública municipal, tendo em vista os bons resultados alcançados. Paraibano não tem nenhum caso confirmado de COVID-19.
A secretária municipal de saúde Lucimar Sá ressaltou que o município está preparando a rede de saúde para atender os casos no município e pede a colaboração de todos para evitar a propagação de notícias falsas “O risco do coronavírus é real, por isso, é momento de cautela. Se possível, não saia de casa e se precisar sair use máscara”, recomenda a secretária “Acreditamos que com a união e consciência, vamos sair deste momento mais fortes e preparados” destacou.
O Ministério da Saúde e especialistas da área preveem que o Brasil terá pico dos casos de Covid-19 agora em maio. Observando o que é mostrado diariamente pelas autoridades, o prefeito Zé Hélio, pede à população de Paraibano para que evite sair de casa. O prefeito reconhece que a diminuição da circulação de pessoas é uma medida extrema, porém essencial para a proteção social neste momento.