SÃO JOÃO DOS PATOS: SECRETARIAS DE AGRICULTURA E DE MEIO AMBIENTE DISTRIBUEM 1.500 MUDAS DE PLANTAS.
A Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria de Meio Ambiente de São João dos Patos distribuíram, na segunda-feira (07/03/22), 1.500 mudas de plantas nativas e frutíferas para as pessoas na Praça do Parque da Bandeira, centro da cidade e em frente ao Quartel da PM. Foram distribuídas 1.000 pela manhã e 500 à tarde, segundo informou os secretários das referidas pastas.
Dentre as mudas, há espécies de laranja, limão, ata, abacate, jambo, mamão, caju, cajuí, manga, goiaba, jamelão, acerola, pitomba, buriti, jussara, pequí, dentre outras plantas frutíferas e plantas nativas como o ipê.
O projeto que tem o apoio da Prefeitura de São João dos Patos em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais -SEMA e a SEMAG foi elogiado por todos que estiveram no local da distribuição de mudas “Não há nada mais lindo que a natureza, e essa ação da Secretaria de Agricultura é primordial para o nosso planeta e o nosso futuro, estão de parabéns” disse uma senhora que levou cinco mudas de plantas.
Para o secretário de agricultura de São João dos Patos, Professor Hélio Pereira, é importante que as pessoas possam contribuir com a doação de sementes das frutas consumidas e de plantas nativas da região “Pedimos que quem puder guardar e doar as sementes das frutas consumidas no seu dia a dia, independente da espécie, que possa levar até à Secretaria de Agricultura, para fazermos o cultivo de mudas, o que irá possibilitar que até o fim do ano, possamos distribuir um número ainda maior de mudas”, declarou o secretário.
Essa é a segunda vez que a Prefeitura de São João dos Patos por meio das secretarias de agricultura e de meio ambiente distribuem mudas e plantas. Na primeira vez foram mais de 800 mudas. Hélio Pereira, disse ao Paraibanonews, que além de São João dos Patos, pessoas de outros municípios se interessaram pelas mudas e foram adquiri-las: “São muitas as pessoas que vieram em busca de mudas de plantas, inclusive tivemos que limitar a quantidade de cada espécie por pessoa, isso demonstra a vontade de todos em ajudar a tornar nosso ambiente, mas sustentável, ficamos felizes com isso” revelou.
A professora Vitórias Holanda de Paraibano, pegou dez mudas de plantas frutíferas, para um projeto da igreja católica que faz parte do Laudato Si, programa do Papa Francisco com a Diocese de Balsas e paróquias, que tem por objetivo, o reflorestamento do cerrado e semiárido maranhense.
A procura foi tão grande que a ação foi estendida, conforme informou Jaqueline Santana, secretaria municipal de meio ambiente “Se você não pode comparecer para adquirir a sua muda de planta, estamos localizados em frente ao Quartel da Polícia Militar, com mais de 5 mil mudas para distribuição gratuita a população Patoense” destacou a secretaria na tarde desta segunda-feira.
Atitudes como essa da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Meio Ambiente de São João dos Patos são primordiais para que nossas cidades e municípios sejam mais sustentáveis e que suas populações tenham melhor qualidade de vida hoje e no futuro. Parabéns.
Matéria; Leo Lasan-Paraibanonews