SUCUPIRA DO NORTE COMPLETARÁ 63 ANOS, COM VÁRIAS INAUGURAÇÕES, CHURRASCOS, SORTEIO DE PRÊMIOS E SHOWS
A cidade de Sucupira do Norte no Maranhão, administrada pelo prefeito Marcony Santos e o vice Professor Neto, está de parabéns nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2025.


O prefeito Marcony que foi reeleito em 2024 junto com seu vice Prof. Neto, já iniciam as inaugurações de obras a partir desta quarta-feira dia 8 : Inauguração do Poço Artesiano no Povoado Chapadinha, com oferta de churrasco para as pessoas que estarão presentes ao evento e recebendo a benfeitoria.
Quinta-feira dia 9, quando irá brindar o povo sucupirense com o asfaltamento de 5 kms de asfalto na Rua do Ginásio.
E segue inaugurando outras pavimentações em bloquetes na Rua Maranhão, Rua da Caixa Dágua, além de Inauguração da Praça do Ginásio e Inauguração Ginásio Poliesportivo Juarez Barbosa, onde haverá churrasco.
Dia 11, Inauguração de Estrada Vicinal no Povoado Pesqueiro e também de uma Quadra Poliesportiva no mesmo povoado. Também mais churrasco para as pessoas.
Dia 12 no Povoado Unha de Gato haverá mais Inauguração como o do Posto de Saúde Gedeval Benigno Pereira.

Na cidade inaugurações da Reforma e Ampliação da Esc. Maria Lúcia B. Carneiro, haverá entrega de uma Ambulância e entrega do Prédio do Viva Procon.
A noite haverá Missa em Ação de Graça na Igreja Matriz de Santa Terezinha.
No Dia 13 de Janeiro, a programação conta com o Hasteamento das Bandeiras, os Parabéns e o Corte do Bolo do aniversário de 63 anos de Sucupira do Norte.
Como sempre o tradicional evento cultural de jogos e brincadeiras na Praça da República.
No inicio da noite do dia 13, na Praça, haverá o Sorteio de Prêmios, As mensagens das autoridades e finalizando os shows com as bandas do Anderson e Vei da Pizadinha, Kelly Pablo e Julio Nascimento.
Histórico
Sucupira do Norte foi criada através do movimento de feirantes que se instalavam sob as sombras das faveiras e sucupiras, no entroncamento das estradas que ligam as cidades de Mirador, Pastos Bons e Paraibano.

A cidade, foi interesse de muitos moradores da região devido as terras boas para a lavoura, além de despertar o interesse de comerciantes ambulantes, liderados por João Paraibano (Um dos fundadores da cidade de Paraibano-MA), que realizava feiras e festas como meio de atrair compradores.
Em 1940, foi construída a primeira capela, que tomou o nome de Santa Teresinha, hoje padroeira da cidade.
Pela lei nº 2.153, de 16 de novembro de 1961, foi a povoação elevada à categoria de município, com o nome de Sucupira do Norte.
A área integrante do atual município foi desmembrada de Mirador.
Somente em 13 de janeiro de 1960, através do Decreto do governador Newton Belo, depois de uma batalha travada por Manoel da Câmara Guimarães (o Manoel Doutor), com o apoio do então Deputado Temístocles Teixeira, Sucupira foi emancipada, desligando-se definitivamente do município de Mirador, cujos comerciantes exerciam uma espécie de rivalidade contra os sucupirenses.

A nova cidade de Sucupira do Norte, teve como primeiro prefeito Hilderico Rufino Guimarães, que governou por 1 ano, oportunidade em que repassou o cargo para o comerciante Luiz Gonzaga Carneiro.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Sucupira do Norte, pela lei estadual nº 2153, de 16-11-1961, desmembrado de Mirador.
Com informações : https://pt.wikipedia.org/wiki/Sucupira_do_Norte
